logo RCN

Preparativos para o Dia de Finados movimentam cemitérios e comércio

No cemitério municipal de Anita Garibaldi será realizada missa às 9 horas, com animação do grupo de jovens e benção aos túmulos

 No próximo domingo, 02 de novembro, celebra-se o Dia de Finados, dedicado as pessoas falecidas, feriado em que as pessoas param para orar aos entes que já partiram. Data designada, também, a arrumação e cuidado com túmulos.

No cemitério municipal de Anita Garibaldi será realizada missa às 9 horas, com animação do grupo de jovens e benção aos túmulos. Haverá missas no mesmo dia na comunidade de São Sebastião às 14 horas, Nossa Senhora de Lourdes às 15 horas, em Santo Antonio do Rincão às 15h30 e na Boa Vista às 16h30. De acordo com o pároco padre Silvio de Freitas Pereira, este é um tempo de reflexão sobre nossa existência como cristãos. "A morte é uma passagem para vida. O Dia de Finados é para lembranças e para fazer memória daqueles que amamos", enfatizou.
No decorrer desta semana os cemitérios costumam ser arrumados, não que esta seja uma tarefa obrigatória exclusiva desta época, mas é uma tradição para muitas pessoas. Há túmulos que são visitados apenas nessa ocasião. Em alguns cemitérios, o mato alto, o lixo e as marcas do tempo que rodeiam certos túmulos são indícios de que o abandono é de anos.
Diferente da família de Eldo Schoenardie, que rotineiramente não apenas visitam, mas oram pelos entes falecidos, bem como costumam cuidar do jazigo e mantê-lo em bom estado de conservação. "Fazemos isso por amor, não é um trabalho, mas uma forma de estarmos perto de quem temos tanta saudade", disse emocionado o viúvo, que junto com seu filho Vanderlei e a nora Elenir limpavam o local.
Em Anita Garibaldi, no cemitério municipal, funcionários da Prefeitura realizam a limpeza geral. Como é o caso de Sebastião Ferreira dos Santos, que é responsável pelo corte da grama. "Fazemos o nosso trabalho a fim de deixar o espaço limpo e facilitar a locomoção dos visitantes", destacou. 
Nesta ocasião é comum também o aumento no tráfego de veículos, pois as pessoas costumam se deslocar, inclusive de outros municípios e estados, até os cemitérios onde estão sepultados seus entes.
Com a troca de flores e coroas, o movimento no comércio aumenta. Todavia, neste ano o fluxo de vendas de flores artificiais baixou, segundo a lojista de um dos comércios mais tradicionais do ramo, Raquel Langer. "Esperamos que no final da semana, mais perto do dia de Finados, o número de vendas aumente, porém com relação aos outros anos as vendas estão bem mais baixas", 
Ações em prol da saúde animaram  município e visitantes Anterior

Ações em prol da saúde animaram município e visitantes

Próximo

Dia do Servidor Público foi comemorado com almoço festivo

Deixe seu comentário