O Camping do Andrinho foi o último empreendimento a receber o quiosque com banheiro, através de projeto desenvolvido em Pinhal da Serra
Dentre todos os municípios da Região dos Lagos, o município gaúcho de Pinhal da Serra é o único que busca promover esta nova fonte de renda, a qual ainda é muito pouco explorada, mas já dá os primeiros passos graças ao empenho da Emater, com o apoio da Prefeitura Municipal, Instituto Alcoa e Baesa.
Como prova de que as ações estão sendo realizadas, na quinta-feira (24) aconteceu a inauguração de mais um quiosque, o qual faz parte do Projeto de Preservação Ambiental dos Empreendimentos Turísticos de Pinhal da Serra e conta com o apoio da Associação de Mulheres Sementes da Esperança, Emater e o Grupo de Atitude Sustentável (GAS).
O evento de inauguração final do projeto foi realizado no Camping do Andrinho, na localidade de São Roque interior do município. Um belo local a beira do lago da Usina Barra Grande e que já possui uma estrutura para receber os visitantes.
Participaram da inauguração pessoas da comunidade, familiares, donos de empreendimentos turísticos da cidade, autoridades municipais e de cidades vizinhas, bem como a representante da Baesa, Cleonice Godoy, a qual agradeceu a iniciativa da Emater, da Associação Sementes da Esperança, dos beneficiários e parabenizou a Denise e o Pedro da Emater, que são os propulsores destes projetos no município e demonstram organização e empenho com o projeto.
A Emater - Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural através de seus técnicos, é a grande incentivadora do turismo e através do chefe de escritório do município de Pinhal, Pedro Alves da Costa Neto, o qual é um grande entusiasta nessa área, esse segmento ganha destaque. “Hoje nossa realidade é vista em três eixos, sendo: o que temos, o que estamos fazendo e o que esperamos. O que temos é um grande empreendimento que é a Usina Barra Grande e um belo lago. Além da usina temos belas cachoeiras, pesque e pague e começamos a tornar esses pontos mais bonitos e identificá-los e dando o mínimo de infraestrutura agora com as construções dos quiosques e banheiros. Esperamos ver estes locais sendo aproveitados por visitantes que venham conhecer não só o lago da usina, mas esses espaços e alavanque o turismo no município e região”, enfatizou Pedrinho, como é conhecido.
Hoje no município existem nove pontos turísticos que receberam melhorias, como o espaço do Anderson Dutra, conhecido por Andrinho, o qual agradeceu a todos que ajudaram. “Toda ajuda é bem vinda. Temos que ir devagar, sabemos que o turismo é algo lento e temos que dar um passo de cada vez e a gente está começando agora e qualquer incentivo é uma alavanca para seguir adiante”, comentou o jovem empreendedor.
O prefeito Ivandro Birck esteve presente e destacou algumas ações que estão sendo realizadas no município. “Desde 2009 o município faz parte da Rota dos Campos de Cima da Serra isso parece que não representa muita coisa, mas qualquer folder que é divulgado o nome do município está lá e hoje já tem uma identificação. O turismo não se faz sozinho temos que envolver a região e atrair pessoas para cá e esse esforço da Emater é importante. Estamos criando um ambiente para acolher bem as pessoas”, frisou o prefeito.
De acordo com a representante da Baesa, Cleonice o projeto não para com a construção dos quiosques, e já estão organizando junto ao GAS, um curso com os empreendedores do turismo rural com articulação através do Senar para capacitar esses empreendedores envolvendo também o comércio local.
Além dos quiosques com banheiro, pensando no meio ambiente, o projeto contempla também os beneficiários com lixeiras, as quais também estão distribuídas pela cidade, afim de incentivar a preservação do meio ambiente.
Deixe seu comentário