Agricultores recebem apoio do orgão público nos trabalhos da agricultura, como na silagem por exemplo
Desde o surgimento dos municípios, principalmente aqui na região a agricultura é a base da economia. É através dela que muitas famílias tiram o sustento diário e sobrevivem neste mundo globalizado, onde a tecnologia está cada vez mais presente tanto na cidade quanto no interior.
Sobreviver da agricultura requer muita perseverança e apoio principalmente do setor público e através da secretaria de agricultura vem o maior apoio, e incentivo para a permanência no campo.
No município de Cerro Negro o apoio é constante e dentre todas as atividades oferecidas aos agricultores o destaque é a intensificação dos trabalhos na colheita do feijão e no processo de ensilagem do milho. Culturas de grande importância econômica para o município e para as famílias no meio rural.
Cerro Negro que tem mais de 80% de população rural e sua economia é fortalecida na agricultura familiar, contabilizando positivamente um grande volume colhido de feijão e armazenagem de alimento em silagem para alimentação do rebanho. Ao todo mais de cem hectares de milho serão ensilados ate o final do ciclo, o que garante a manutenção dos rebanhos nos períodos de maior sazonalidade da produção de pastagens nativas.
A prestação de serviços com a silagem se realiza com a abertura das cavas quando a propriedade não possui um local próprio. E se concretiza com a silagem propriamente dita, com o corte do milho, atividade exigente quanto ao momento ideal de colheita, que é quando a planta possui 30-35% de matéria seca ou 65 a 70% de umidade. Para a cultura do milho, este estágio é geralmente atingido na prática quando a linha do leite está entre 1/2 e 2/3 do grão.
“Precisamos garantir uma boa colheita para nossos agricultores, pois passamos por muitas dificuldades desde o preparo de solos e plantio das culturas e muitas foram atingidas pelo temporal que assolou o nosso município no final do ano passado, mas poderemos no fim da colheita contabilizar qual foi o resultado da safra”, enfatizou o secretário de agricultura Ivanor Barbosa Mota destacando que o comprometimento da secretaria é de atender todas as famílias e suas solicitações. “Muitas vezes somos surpreendidos com dias chuvosos, quebra de maquinários, o que pode atrasar a prestação de serviço, mas para compensar e poder vencer tantas solicitações estamos estendendo nossas horas trabalhadas e trabalhando nos fins de semana”, finalizou o secretário.
A secretaria de agricultura de Cerro Negro com toda a equipe de técnicos, veterinário e operadores trabalham para atender as necessidades das famílias agricultoras, neste sentido tem procurado atendê-las, para facilitar os seus trabalhos e acima de tudo apoiá-las para que a renda proveniente de suas atividades seja garantida, principalmente quando isto representa o resultado dos seus esforços, ou seja, a colheita.
Deixe seu comentário