Cerca de cem doadores participaram da campanha.
Aconteceu na terça-feira (28), a campanha de coleta de sangue realizada pelo Hemosc - Lages, no posto de saúde em Anita Garibaldi, com boa participação de doadores.
A equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), atendeu cerca de cem doadores voluntários neste período, que é capacidade máxima de doação.
São realizadas duas campanhas ao ano, com o objetivo de dispor à comunidade anitense a oportunidade de praticar um gesto solidário sem precisar se deslocar até a cidade de Lages.
A campanha acontece desde 1997, e a cada ano mais pessoas estão interessadas nessa iniciativa.
Segundo a coordenadora de captação do Hemosc, Carmem Ramos Muniz, a população é responsável pelo sucesso dessa mobilização “Sabemos que muitos dos doadores já necessitaram receber sangue e fazem questão de retribuir esse gesto, fazendo desta campanha um sucesso”, comentou.
Antes de efetuar a coleta de sangue, os doadores passam por triagem clínica com entrevista, na qual é de fundamental importância que sejam ditas respostas verdadeiras sobre problemas de saúde que o doador possa ter.
Os critérios para ser um doador são simples: é preciso ter entre 16 e 67 anos, pesar mais que cinquenta quilos, sentir-se bem com saúde e apresentar documento com foto. São retirados apenas 450 ml de sangue de cada doador, uma quantidade que o corpo repõe rapidamente, após, o doador recebe acompanhamento especializado e lanche.
A coordenadora fez questão de agradecer a administração municipal e a secretaria de saúde pela mobilização e divulgação da campanha “Estão todos de parabéns pelo ótimo trabalho. Agradecemos pelo espaço cedido, e também à comunidade anitense, que sempre demonstra interesse e solidarismo para com a doação de sangue”, finalizou.
A próxima campanha será realizada no dia dez de setembro deste ano, no posto de saúde. Desde já o Hemosc e secretaria de saúde convidam a todos para participar.
Deixe seu comentário