logo RCN

Apae de Anita Garibaldi e o trabalho dos autodefensores

 O Autodefensor  tem a incumbência de defender os interesses das pessoas deficientes, sugerindo ações que aperfeiçoem o seu atendimento e participação em todos os seguimentos da sociedade. Como porta voz dos seus companheiros, sua participação pode fazer uma diferença positiva e ajudar os demais membros da diretoria a desenvolver habilidades no tratamento da pessoa deficiente.

É composta por alunos (um do sexo masculino e outro feminino) regularmente matriculados ou inscritos em programas das APAEs ou entidades análogas que representem e defendam os seus interesses, dos colegas e da instituição.
A autodefensoria no movimento apaeano  vem se estruturando à medida em que as APAEs abrem espaço para a participação direta de seus alunos, nas reuniões da Diretoria, motivando-os a se manifestarem sobre determinados assuntos de  interesses dos demais colegas.
A coordenadoria de defensoria é um desafio e necessitará do desenvolvimento de inúmeras ações para considerar nacionalmente através dos seguintes coordenadores: Coordenador Nacional, Coordenador Estadual, Coordenador Regional, Coordenador Local.
Assim, os Autodefensores eleitos pelos seus companheiros, juntamente com os seus adjuntos têm acento e voz em todas as assembleias e reuniões da diretoria, com a presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos pela entidade.
Não podemos esquecer em nenhum momento que a razão do trabalho das APAEs são as pessoas com deficiência e são elas as mais interessadas no funcionamento das instituições. Por que não facilitar o intercâmbio, a troca de informações e suas expectativas para com os dirigentes do movimento apaeano local ?
Não podemos continuar, em nossos esforços pró-cidadania plena, deixar de fazer uma auto reflexão muito séria, sem um pensamento despido de falsas interpretações, para admitir que na verdade, precisamos trabalhar com crianças, jovens e adultos com deficiência  mental, com respeito e a atenção que merecem, auxiliando-os nos seus crescimentos.
A determinação de auxiliar essas pessoas a crescer e vencer as barreiras do preconceito é a razão de ser do nosso trabalho diário.
 
Compete aos autodefensores representantes
 
a) - Defender os interesses das pessoas portadoras de deficiência, sugerindo  ações que aperfeiçoem o seu atendimento e participação em todos os seguimentos da sociedade;
b) - Participar das reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de  Administração opinando sobre assuntos de interesse da pessoa portadora de deficiência;
c) - Participar dos eventos promovidos e organizados pelo movimento apaeno.
A APAE de Anita Garibaldi desenvolve esse projeto de autodefensoria desde 2011 com gestão de três anos, ela ocorre paralelo a eleição dos membros da diretoria, por este motivo estamos em processo eleitoral. Com duas chapas, em um projeto interno com objetivos claros de capacitar os alunos para exercerem  o cargo de autodefensor entendendo e participando do processo democrático da livre escolha.
Alunos Candidatos do período matutino: Diego Pauletti e Marlete Mota.
Alunos Candidatos do período vespertino: Jocelino Rodrigues e Eliane Paim.
Seguindo  o regulamento recebido da coordenação regional o processo de eleição acontecerá no dia 30 de outubro no período vespertino, aos candidatos boa sorte e sucesso, contamos com o apoio dos familiares e de todos os que integram esta instituição.
 
Secretaria de saúde promoveu palestra com Mastologista Anterior

Secretaria de saúde promoveu palestra com Mastologista

Enfermeira é a única na região a participar de evento sobre imunizações Próximo

Enfermeira é a única na região a participar de evento sobre imunizações

Deixe seu comentário