logo RCN

Atendimento médico passa a integrar atividades semanais do Programa Anita

Médico realizará consultas todas às quartas-feiras no período da tarde com os participantes do Programa Anita

Entre as atividades desenvolvidas no Programa Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi, umas das mais esperadas pelos participantes é a consulta médica.
De acordo com as responsáveis pelo Programa Anita, a fisioterapeuta Bianca Neves e a educadora física Aline Horbach, esse ano o principal cuidado que se teve foi atender a expectativa do participante com a maior resolutividade de sua queixa clínica.
Foram enfatizados durante as consultas a anamnese (a queixa principal), exames físicos, clínicos e de imagem. Da mesma forma foi feito encaminhamento para especialistas de alguns casos que requeiram uma conduta diferenciada. Todos os participantes foram reavaliados, tiveram as receitas renovadas e em outros casos houve os ajustes com os medicamentos. Exames foram solicitados, assim como foi renovado o encaminhamento médico que ocorre todos os anos para continuidade no Programa Anita.  
"A intenção este ano foi de fazer uma consulta voltada a prevenção com muitas orientações, e em fazer do participante um ser comprometido com sua saúde como um todo", comenta a secretaria de Saúde, Ângela Canani Xavier, que complementou: "Precisamos diminuir a distância que existe entre os profissionais e o usuário do sistema, humanizar, praticar a empatia e temos certeza que com isto teremos resultados positivos".
O médico Luiz Gustavo Nunes de Oliveira Batista é o profissional que está realizando os atendimentos. De 14 participantes do Programa que foram avaliados, percebeu que 10 raramente procuram a Unidade de Saúde para consulta. "E isto é importantíssimo. Demonstra que quem participa do Programa, tem uma qualidade de vida melhor, com menos problemas de saúde. Têm pacientes que faz mais de oito meses que não vêm a UBS", comentou o médico destacando a importância do programa: "O participante tem um controle melhor de saúde, fica menos doente, diminui também os gastos do município com atenção médica, remédios e exames, e melhora a qualidade de vida de quem participa. Parabenizo o atendimento das profissionais. Toda quarta-feira à tarde estarei colaborando junto ao Programa Anita", enfatizou.
Para as responsáveis pelo Programa, este tipo de consulta com profissional médico ajuda muito. "Permite que possamos manter atualizadas as informações sobre a situação clínica de cada participante, identificar situações de risco e melhorar o monitoramento de ações de saúde. Buscamos manter a integridade. Buscamos melhorar a confiança dos participantes para com a equipe de saúde. Entendemos que o sistema acaba sendo sobrecarregado quando destinamos o médico para uma atividade desse porte, mas em contrapartida sabemos que estamos agindo da melhor forma possível no sentido de segurança para nossos participantes", concluíram Bianca e Aline.

Programa Saúde na Escola realiza atividade com a Educação Infantil em Anita Anterior

Programa Saúde na Escola realiza atividade com a Educação Infantil em Anita

Escola São Paulo de Tarso de Pinhal, escolheu garoto e garota estudantil Próximo

Escola São Paulo de Tarso de Pinhal, escolheu garoto e garota estudantil

Deixe seu comentário