Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Campanha 'Criança Não Namora'
Através do Programa Anita Feliz da Secretaria Municipal da Saúde de Anita Garibaldi, está sendo desenvolvida a Campanha "Criança Não Namora", a primeira ação do Anita Feliz, o qual conta com o apoio da Prefeitura, Ministério Público de Anita Garibaldi, Secretaria Municipais de Educação e de Assistência Social, Conselho Tutelar, CMDCA e Câmara de Vereadores.
A psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde/NASF, Erislane Ribeiro da Luz, comenta sobre o que se trata a Campanha "Criança Não Namora", no artigo que segue:
A cena é corriqueira. Cedo ou tarde, os filhos voltam da escola anunciando um namorico com um coleguinha. A reação dos pais oscila entre o susto e a surpresa. Nunca passa em branco. E nem pode.
A criança deve se relacionar com os amigos e entender que são simplesmente amigos. Amizade é o nome. Insistir em namoro na infância é adultizar as crianças e incentivar a erotização precoce. A indústria de brinquedos, roupas, jogos e cosméticos vem investindo cada vez mais na adultização de crianças, e não devemos fazer o mesmo. Não é engraçado incentivar beijinhos de namoro, carinhos com segundas intenções ou até mesmo declarações de amor entre crianças. Criança não namora.
É nosso papel separar o mundo adulto do mundo infantil.
A infância precisa de proteção e não de adultos que afastam a criança para aquilo que é próprio da idade dela.
Recomendações aos pais:
- É importante respeitar a inocência da criança, tudo tem o seu tempo;
- É importante que cada fase de seu ciclo de vida seja respeitada, dosando amor com limites;
- Evite incentivar a criança, mesmo que de forma involuntária, ao namoro;
- Reforce o sentimento de amizade e de respeito de seus filhos com os colegas;
- Tenham atenção com a transmissão de valores culturais, pois estes é que irão formar a ética e valores pessoais da criança, constituindo sua personalidade;
- Supervisione os sites acessados pela criança, seus conteúdos e jogos;
- Respeite a personalidade e individualidade de seu filho, pois brincadeira só é brincadeira quando os dois lados se divertem;
- Busque ajuda em caso de dúvidas, estamos à disposição.
Deixe seu comentário