Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Capão Alto focado na saúde da mulher do campo
A sexta - feira (6) foi dedicada à saúde da mulher de Capão Alto. O evento realizado no Centro de Eventos do município reuniu mais de 150 mulheres do interior, que dedicaram um dia para assistir palestras, realizar exames de preventivo, mama e testes rápidos de sífilis e HIV, além de participarem de café da manhã, almoço e café da tarde.
O 6º Encontro Rosa das Mulheres e o Encontro de Educação e Prevenção da Saúde do Campo teve por objetivo à prevenção e promoção da saúde da mulher do interior, além de orientar e conscientizar as produtoras rurais sobre o autocuidado e diagnóstico precoce das doenças femininas, como o câncer de mama. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde de Capão Alto em parceria com o Sindicato Rural de Lages, Senar e com as demais secretarias e administração municipal de Capão Alto.
O prefeito Tito Freitas destacou que o evento foi direcionado as mulheres do interior por terem o acesso a saúde preventiva não tão facilitado. "O encontro quando foi idealizado e apresentado a nós, prontamente aceitamos a proposta, pois nosso objetivo é prevenir, cuidar e queremos que elas saiam deste encontro com uma visão diferenciada, de cuidados", comentou o prefeito que parabenizou toda equipe da saúde e demais parceiros pelo sucesso do evento.
A secretária de Saúde, Gislaine Freitas de Jesus Antunes, enfatizou que o evento foi um sucesso. "Elas puderam participar de palestras e exames, tudo em único dia. O mês de outubro é destinado ao autocuidado e devemos buscar chamar a atenção das mulheres para que não deixem apenas para essa data os cuidados, mas que se cuidem todos os dias", comentou a secretária que agradeceu o trabalho das agentes comunitárias que realizaram o cadastro das mulheres e de toda a equipe da saúde, além dos demais parceiros que auxiliaram no evento.
A secretária destacou, ainda, que os exames coletados que apresentarem alguma alteração serão enviados para especialistas. "Temos um médico ginecologista no município e os casos que apresentarem alterações terão um acompanhamento e tratamento especializado", frisou.
O evento contou com a presença da coordenadora estadual do programa, Estela Macedo, e da assistente técnica do Departamento de Educação e Promoção Social do Senar Nacional, Magali Eleutério da Silva, presidente do Sindicato Rural de Lages, Marcio Pamplona, além de autoridades municipais e vereadores.
Deixe seu comentário