Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Cerro Negro busca atingir a meta de vacinação contra a gripe
O setor de imunização da Unidade Básica de Saúde do município de Cerro Negro, busca atingir a meta de vacinação contra a gripe. A campanha que iniciou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio já vacinou 1.067 das 1.465 pessoas, totalizando 73% dos grupos prioritários, sendo que a meta é atingir os 95%.
A técnica e diretora de Saúde, Fátima Umbelinda Martins de Oliveira e a técnica da sala de vacina, Lucinda de Fátima da Silva enfatizam a importância da vacinação de todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. As técnicas comentam que, todas as comunidades do interior do município foram visitadas e enaltecem o importante trabalho das agentes de saúde, no repasse de informações. "Além do Dia D, realizado na unidade de saúde, também visitamos as pessoas que estão acamadas ou que por algum motivo não podem se deslocar até a Unidade de Saúde para tomar a dose da vacina", comentam, destacando que as pessoas que ainda não tomaram a dose da vacina e fazem parte dos grupos prioritários devem comparecer na Unidade de Saúde portando a carteira de vacinação e cartão do SUS.
Fátima destaca que é muito importante que todos sejam imunizados o quanto antes, pois a dose da vacina tem uma durabilidade no organismo de 10 meses e leva cerca de 15 dias para se adaptar e 30 dias para a pessoa ficar imune.
Segundo os dados apresentados, a porcentagem dos grupos prioritários são:
Crianças com 6 meses a menores de 6 anos
Meta: 225 crianças
Vacinadas: 188
Percentual de 84%
Gestantes
Meta: 23
Vacinadas: 22
Porcentagem: 95,65%
Trabalhadores
Meta: 64
Vacinadas: 39
Porcentagem: 61%
Puerpério
Meta: 4
Vacinadas: 3
Porcentagem: 96%
Idosos
Meta: 480
Vacinados: 439
Porcentagem: 91,46%
Professores
Meta: 53
Vacinadas: 52
Porcentagem: 98%
Comorbidades - doenças crônicas
Meta: 616
Vacinadas: 323
Deixe seu comentário