logo RCN

Cerro Negro é contemplado com projeto na área da Saúde

Projeto Sérgio Arouca chega ao município de Cerro Negro no mês de julho

 A reunião que acertou os detalhes da vinda de aproximadamente setenta acadêmicos na área da saúde, da Univalli – Itajaí, aconteceu na sexta-feira (13), com a apresentação do projeto a professores, equipe da saúde, social, educação, agricultura e participação das escolas estadual e municipais e paróquia São Francisco de Paula.

A equipe de acadêmicos da Univalli, juntamente com professores e alguns acadêmicos também da Uniplac – Lages estarão no município no dia 9 de julho e permanecerão até o dia 16 do mesmo mês. Nesse período, divididos em equipes eles percorrerão sete comunidade incluindo o centro, além da realização do Dia da Cidadania, o qual irá envolver toda a comunidade.
Durante estes dias, com o objetivo principal focado na prevenção, os estudantes estarão auxiliando moradores das comunidades em diferentes áreas, envolvendo a saúde da mulher, da criança, saúde do idoso e saúde mental, doentes crônicos, envolverão as escolas, trabalhadores rurais, além de realizarem uma capacitação com professores focando primeiros socorros.
A prefeita municipal Sirlei Kley Varela, participou da reunião e se mostrou motivada com a vinda dos acadêmicos. “Nosso principal objetivo é trabalhar a prevenção e esse projeto vem de encontro com nossos anseios. Estamos motivados e trabalhando para acolher bem esses jovens que permanecerão no nosso município”, comentou a prefeita.
De acordo com a enfermeira Jane Gerber, o projeto representa melhoria na qualidade de vida da população cerro-negrense, o qual envolverá as comunidade com diferentes atividades. “Trabalho em equipe focando a prevenção com certeza trará um ótimo retorno para a comunidade”, frisou Jane, destacando que o município terá apenas que auxiliar os alunos com o transporte até as comunidades, alojamento e local para as refeições e higiene pessoal, o restante é tudo oferecido pelo projeto.
 
Sobre o projeto
 
O projeto Sérgio Arouca faz parte do programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional na Saúde (PRÓ – Saúde), que tem como objetivo principal a formação de profissionais de saúde com perfis ajustados as necessidades da população brasileira.
O projeto foi inspirado no “Projeto Rondon”, e consiste em oportunizar ao aluno participante o conhecimento de outras realidades, tendo como espaço de ação a Atenção Básica de municípios do interior de Santa Catarina. Cerro Negro foi o município escolhido na região por apresentar baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e segundo a visão dos gestores do município é uma grande oportunidade para aprender e também ensinar os jovens que estarão visitando Cerro Negro.
 
Prevenção em saúde bucal é tema de ação em Vargem Anterior

Prevenção em saúde bucal é tema de ação em Vargem

Ações de melhorias na saúde Próximo

Ações de melhorias na saúde

Deixe seu comentário