Médico mastologista coordenou palestra sobre o câncer de mama
Outubro é o mês do rosa, de cuidados, palestras e destaque para a prevenção do câncer de mama, o qual é foco em todo o mundo e em Cerro Negro não poderia ser diferente. O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro, com a iluminação de monumentos, com o objetivo de prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante todo o mês vitrines do comércio local, bem como órgãos públicos aderiram ao movimento rosa e enfeitaram com a cor, utilizando o laço que tem como significado a solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama. Quem usa o laço cor-de-rosa ajuda a divulgar a campanha e a sensibilizar mais pessoas.
Para finalizar o mês de prevenção que não deve se ater apenas a esta época mas todos os dias do ano, a secretaria de saúde, em parceria com o CRAS, secretaria de Assistência Social e prefeitura organizaram uma palestra com o médico mastologista Fernando Vequi Martins, o qual apresentou dados sobre o a doença em Santa Catarina e no Brasil, falando da importância em fazer o autoexame e a mamografia após os 40 anos e dos cuidados com as mamas, uma vez que esse é o câncer que mais faz vítimas entre as mulheres, porém em uma pequena escala pode afetar homens.
Fernando parabenizou o município por proporcionar a palestra as mais de 250 pessoas que estiveram no Centro de Eventos do município e enfatizou que é muito importante como mastologista e um grande responsável pelo tratamento do câncer de mama ver que a população de Cerro Negro é participativa e está atenta ao câncer de mama. “Temos muito acesso com a mídia, internet, porém falta filtrar as informações que são repassadas e nosso objetivo é trazer a informação correta. Muitas vezes não há porque temer o câncer basta se prevenir”, comentou o mastologista que disse ter ficado emocionado em ver o centro de eventos lotado. “Esse é uma realização de um sonho , estou emocionado e sabemos que a nossa sementinha de nossa palavra ela cresce com essas manifestação e é uma realização pessoal. É muito bom saber que as pessoas abraçaram a causa, que a administração municipal está preocupada e atenta e esse trabalho deve continuar o ano todo. Me coloco a disposição e o movimento rosa jamais poderá parar no dia 31 de outubro, basta se conscientizar e se prevenir e não há motivos para temer”, finalizou.
A prefeita municipal Sirlei Kley Varela enfatizou a importância da participação de cada pessoa que marcou presença no evento. “Precisamos prevenir essa doença que atinge muitas mulheres a cada ano. Estamos juntos na luta contra o câncer de mama aqui no município estamos todos unidos”, comentou a prefeita que agradeceu o empenho de todos que apoiaram e organizaram o evento.
Durante o evento foram realizadas exercícios físicos com todos os participantes e sorteio de brindes. A enfermeira Jane Gerber comentou que no município não há casos de câncer de mama, porém a dificuldade ao acesso a mamografia na região é um grande problema enfrentado, porém o encontro foi muito positivo.
Para o secretário de saúde Adelar José de Moraes a palestra foi excelente. “O grande público e a participação de homens foi muito importante, isso demonstra que a população de Cerro Negro está atenta à saúde e a prevenção é o melhor caminho a seguir”.
A Escola Otília Ulyssea Ungaretti também participou do evento e confeccionou uma árvore com os símbolos do movimento rosa que ficou exposta durante o encontro.
Deixe seu comentário