logo RCN

Comitiva esmeraldense participa da Conferência Estadual de Saúde

 A delegação de Esmeralda defendeu o SUS na 8ª Conferência Estadual de Saúde com o tema "Democracia é Saúde". Mais de 1,5 mil pessoas, de todas as regiões do estado, foram mobilizadas para essa etapa esta-dual da 16º Conferência Nacional de Saúde. A conferência ocorreu na cidade de Porto Alegre de 24 a 26 de maio. A delegação de Esmeralda formada por quatro pessoas (02 representantes do segmento usuários, 1 representante do segmento trabalhadores de saúde e 1 representante do segmento Gestor/prestador), conforme critério do Conselho Estadual de Saúde, foi eleita na 5º Conferência Municipal de Saúde de Esmeralda.

Durante a Conferência Estadual, foram discutidas propostas enviadas por 406 municípios do estado do RS em 40 grupos de trabalho, seguido de eleição na plenária final. Esse debate teve por finalidade elencar as 10 propostas prioritárias que melhor representam os anseios dos gaúchos para serem encaminhadas à 16º Conferência Nacional de Saúde.

Esta Conferência nacional fará um resgate histórico, 33 anos após a realização da 8ª CNS, onde o controle social tem a sua pauta de debates numa agenda muito próxima da de 1986. Por esta razão que o tema central e os eixos escolhidos para a 16ª CNS (=8ª+8) são os mesmos, ou seja, o tema central é "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS". Os Eixos temáticos serão: I - Saúde como direito; II - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III - Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Nessa Conferência, diferentemente de 1986, o Estado Democrático de Direito está balizado na Constituição Brasileira e a participação social na saúde está reconhecida legalmente e faz parte da construção coletiva e diária do SUS.

O município de Esmeralda vem tendo presença marcante nos debates nacionais do SUS (Sistema Único de Saúde), conseguindo eleger representantes para as últimas quatro Conferências Nacionais da área, como delegados do estado do Rio Grande do Sul. Para a 16º CNS, que ocorrerá em agosto, o secretário da Saúde, Edson Luis Fabro Gasperin foi eleito para integrar a comitiva que viajará em representação oficial do Estado, como delegado para discutir e defender as propostas do Rio Grande do Sul nessa conferência.


Primeira técnica de enfermagem de  Cerro Negro recorda trajetória Anterior

Primeira técnica de enfermagem de Cerro Negro recorda trajetória

Próximo

Campanha de vacinação contra gripe entra na última semana

Deixe seu comentário