logo RCN

Cuide de sua saúde e mantenha uma boa higiene bucal

Tirando algumas dúvidas, procuramos os dentistas de Anita Garibaldi para dar algumas dicas e esclarecer essas dúvidas que poderão trazer qualidade de vida e uma boa saúde para sua boca.

Os cuidados com a saúde do corpo são essenciais para uma vida tranquila e fazendo parte desses cuidados está a saúde da boca.

Uma boa escovação, hábitos alimentares saudáveis, uso correto do fio dental e visitas periódicas ao dentista, fazem parte de uma rotina que irá manter a saúde da boca e de todo o organismo em perfeito estado.

Tirando algumas dúvidas, procuramos os dentistas de Anita Garibaldi para dar algumas dicas e esclarecer essas dúvidas que poderão trazer qualidade de vida e uma boa saúde para sua boca.

As perguntas foram divididas e serão publicadas em duas edições do jornal.

Correio dos Lagos: Quando iniciar a escovação (idade) e quais os produtos indicados?

Guilherme Neves Garib trabalha há cinco anos e é especialista em ortodontia.

– A escovação propriamente dita, deve-se iniciar logo que aparecem os primeiros dentes, porém a higiene oral já deve ser realizada logo após as primeiras mamadas. A higienização dos bebês pode ser feita com uma gaze umedecida enrolada no dedo da mãe. A escovação deve ser realizada com escovas indicadas para cada idade e com creme ou gel dental sem flúor até os 3 ou 4 anos, a partir desta idade pode-se usar creme ou gel dental com uma quantidade menor de flúor, que são os produtos indicados para as crianças.

 

Correio dos Lagos - Como deve ser o uso do fio dental. Diário? Quantas vezes ao dia?

Guilherme – O fio dental deve ser usado por no mínimo 1 vez ao dia e sempre com a técnica correta, onde se remove completamente a placa das duas faces de contato dos dentes.

 

Correio dos Lagos - O que são as placas e tártaro?

Luciano Rosa Varela trabalha há 16 anos, especialista em ortodontia.

– A placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor constituída de bactérias e açúcares que se formam sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivites. Se não for removida diariamente (com a escovação dos dentes), endurece e vira tártaro. Estas bactérias em contato com os restos alimentares, principalmente açúcar, promovem a fermentação desta substância, liberando ácidos sobre o dente, que causam descalcificação, o que resulta na formação da cárie.

 

Correio dos Lagos - Como deve ser a higiene bucal diária?

Luciano – Escovar no mínimo três vezes ao dia e usar diariamente o fio dental.

 

Correio dos Lagos - Uma má escovação pode trazer quais problemas?

Camila Mattos Menegazzo trabalha há cinco anos, especialista em aplicação de botox, aperfeiçoamento em ortodontia e estética dental e clínica geral.

– Mau hálito, em 90% dos casos ele é provocado pelo acúmulo de resíduos de alimentos na língua (saburra), que não foram removidos corretamente.

- Gengivite, é a inflamação da gengiva, causando inchaço, vermelhidão e sangramento. Em casos mais graves causa dor.

- Periodontite, é um problema sério que pode levar a perda dos dentes

- Tártaro, é a placa bacteriana calcificada pelos minerais da saliva.

- Placa bacteriana, é uma massa de bactérias que causa a cárie;

- Cárie;

- Câncer de boca;

- Perda dos dentes;

- Problemas no coração, pulmão, rim e estômago, isso porque as bactérias geradas pelo acúmulo de placa bacteriana chegam ao estômago através da saliva se espalham pela corrente sanguínea causando complicações em vários órgãos do corpo.

 

Correio dos Lagos - Quais os tipos de clareamento dental e a partir de que idade pode ser usado. Qualquer pessoa pode fazer?

Camila – A pessoa pode fazer dois tipos de clareamento:

- Clareamento caseiro: o paciente realiza o clareamento com moldeiras em casa sob orientação do dentista

- Clareamento em consultório: o qual é feito somente no consultório com auxílio de laser.

O clareamento é aconselhável que seja feito só a partir dos 16 anos e não podem fazer gestantes e lactentes, pacientes com reação alérgica ao produto, caso contrário qualquer pessoa pode fazer clareamento, desde que seus dentes estejam íntegros e sem muitas restaurações, por isso é imprescindível que a saúde bucal seja avaliadas pelo cirurgião dentista.

 

Correio dos Lagos - Como escolher a escova adequada e qual a importância do creme dental na escovação?

Alessandro Martins Borges e Taína Cavalli trabalham há três anos. Alessandro é especialista em saúde da família pela UFSC e especializando-se em ortodontia. Taína atua em clínica geral. Eles deram algumas dicas sobre a escovação.

– A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta. Com o tempo, você assimilará a técnica e conhecerá melhor os seus dentes, podendo dispensar o espelho e retomar seu hábito. Sempre com pouquíssima pasta, ou até mesmo sem pasta de dente.

A escova

- Pontas arredondadas para não ferir a gengiva;

- Cerdas de nylon macias e agrupadas em tufos;

- Superfície da parte ativa plana;

Cabeça pequena para alcançar até os últimos dentes.

Obs.: Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;

O creme dental

– A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação.

Crianças menores de 6 anos devem usar creme dental sem flúor, pois a ingestão pode causar manchas na dentição permanente, o que chamamos de fluorose.

Obs.: Não engula o creme dental durante ou após a escovação. O flúor pode causar um desconforto se ingerido em grande quantidade.

 

Correio dos Lagos - Quando trocar a escova ?

Alessandro e Taina - Troque sua escova a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.

 

Correio dos Lagos - A alimentação interfere na boa saúde bucal?

Kariny Pinheiro trabalha há 1 ano e nove meses, aperfeiçoamento em prótese fixa e sobre implante e especializando em ortodontia.

A alimentação desempenha um papel importante na saúde bucal. Para mantermos a saúde bucal sem infecções e sem doenças é necessário evitar alimentos prejudiciais ingerindo alimentos saudáveis.

Os alimentos prejudiciais são aqueles que tem elevado teor de açúcares, carboidratos e amidos que contribuem para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana, os alimentos saudáveis são aqueles considerados não cariogênicos (não provocam cáries), como os vegetais, frutas, proteínas entre outros. Porém de nada adianta a correta alimentação se não associada a uma boa higiene bucal se isso não ocorrer essa placa bacteriana irá destruir o esmalte do dente causando a doença cárie e outras doenças bucais .

 

Correio dos Lagos - Com que frequência deve-se ir ao dentista?

Kariny - Inicialmente de seis em seis meses ,esse tempo pode mudar de acordo com o tratamento e a necessidade de cada paciente.

Anterior

Dentistas tiram dúvidas

Ação entre secretarias objetiva a prevenção de doenças Próximo

Ação entre secretarias objetiva a prevenção de doenças

Deixe seu comentário