logo RCN

Falta de vacinas em Anita causa preocupação

Duas vacinas estão em falta na Unidade de Saúde de Anita Garibaldi, sendo a pentavalente que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hib e hepatite B, com três doses: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida, e a outra vacina é a DTP que protege contra difteria, tétano e coqueluche, e as doses são com 1,3 e 4 anos.

Segundo a responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, enfermeira Rosangela Peterle, o motivo é a falta de repasse através do Ministério da Saúde, ou seja, o problema é a nível nacional. O governo federal explica que o problema não é causado por falta de recursos, mas porque um estoque de pentavalente adquirido por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Não há data prevista para a situação normalizar. Enquanto isso, os pais estão preocupados com a saúde dos filhos, e procurando em outros municípios e rede particular, formas de tentar garantir a imunização.

Campanha contra o Sarampo

Está acontecendo em todo o Brasil a campanha de vacinação contra o Sarampo, de 07 a 30/11. O Dia D para a faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos foi realizado no sábado 19/10, e no dia 30/11 será o Dia D para quem tem entre 20 a 29 anos. Nessas datas, que são nos sábados, a Unidade Básica de Saúde de Anita Garibaldi realiza atendimento o dia todo.

A sua carteira de vacinação está em dia?

A carteira de vacinação é também um documento, e é através dela que é possível saber como está a situação de cada pessoa quanto à imunização. A enfermeira Rosangela destaca que é necessário sempre que o paciente tiver dúvidas ou for se vacinar estar com a (s) carteira (s) de vacinação em mãos (pois há quem possua mais que uma). "Somente assim conseguiremos identificar o que cada paciente necessita", explicou Rosangela.


Outubro Rosa ressalta a importância do autocuidado Anterior

Outubro Rosa ressalta a importância do autocuidado

Estudantes de Pinhal da Serra participam de atividades de prevenção de saúde Próximo

Estudantes de Pinhal da Serra participam de atividades de prevenção de saúde

Deixe seu comentário