logo RCN

Grupo Coluna Legal é iniciado em Anita Garibaldi

Os encontros iniciaram no dia 4 de outubro e terão duração de três meses neste ano

Atualmente é muito raro encontrar alguém que não mencione dor nas costas, como é conhecida a lombalgia. Segundo dados, mais de 90% da população sofre de dor lombar em algum momento da vida. É uma dor localizada na parte mais baixa da coluna lombar, podendo ou não irradiar para uma das pernas. Seu pico de dor ocorre entre os 35-55 anos de idade e em pessoas em fase produtiva, afetando ambos os sexos. 
A causa mais frequente da lombalgia é o próprio comportamento durante o dia a dia, associado à postura incorreta, além da tensão e estresse do cotidiano que, muitas vezes, levam a contraturas musculares e dor. O envelhecimento da coluna e de suas estruturas, e o excesso de peso é um agravante que pode influenciar muito na frequência da dor nas costas. "O sobrepeso aumenta a pressão nos discos da coluna e influencia no equilíbrio postural fisiológico", explica Bianca Neves, fisioterapeuta da Secretaria da Saúde de Anita Garibaldi.
Sentindo a necessidade de melhorar a realidade desse quadro e a qualidade de vida das pessoas, a fisioterapeuta Bianca criou pela Secretaria de Saúde/Programa Anita o Grupo Coluna Legal. Os encontros iniciaram no dia 4 de outubro e terão duração de três meses neste ano, acontecendo duas vezes por semana junto à Academia da Saúde e têm como base o tratamento diferenciado dos quadros de problemas posturais. O tripé das atividades consiste em reeducação postural, mudança de hábitos de vida e comprometimento dos participantes. Os atendimentos são realizados em grupos pré-agendados após os participantes passarem por uma avaliação. "Para este ano o planejamento estratégico já está concluído e os resultados, como melhora da qualidade de vida dos participantes, já está começando a aparecer", comenta Bianca. 
Para a secretária da saúde, Gabriela Matos Varela: "Quando os resultados começam a aparecer e as pessoas mostram melhora de seu quadro clínico e de suas queixas, entendemos que estamos no caminho certo, pois através de grupos como o da Coluna Legal buscamos atuar nas causas que ocasionam o problema, tendo resolutividade."

 

Secretários de Saúde da Serra Catarinense se reuniram em Cerro Negro Anterior

Secretários de Saúde da Serra Catarinense se reuniram em Cerro Negro

Palestra focando o Outubro Rosa é realizada em Cerro Negro Próximo

Palestra focando o Outubro Rosa é realizada em Cerro Negro

Deixe seu comentário