Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Hemosc - Lages realizou coleta de sangue em Anita Garibaldi
Foram realizados cento e dois cadastros e cerca de oitenta bolsas de sangue foram coletadas
No dia 04 de outubro o Hemosc – Lages, realizou mais uma campanha de coleta de sangue em Anita Garibaldi. Foram realizados cento e dois cadastros e cerca de oitenta bolsas de sangue foram coletadas.
Pessoas solidárias da cidade e interior compareceram ao Posto de Saúde e realizarão a doação, que ajudará a salvar inúmeras vidas na região e no estado.
De acordo com a coordenadora do Setor de Captação do Hemosc – Lages, Carmem Ramos Muniz, toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi está de parabéns pela ótima campanha que realizou. "Compareceram no posto mais de cem pessoas dispostas a doar sangue tanto da cidade como do interior. No ano que vem retornaremos para a captação em Anita mais duas ou três vezes em um espaço de tempo de cerca de quatro meses".
Muitas pessoas doaram pela primeira vez, além dos doadores que contribuem com freqüência. "Pedimos desculpas as pessoas que infelizmente não conseguiram fazer a doação, pois temos um limite de cem doações ao dia, onde aqui fizemos cento e duas. Agradecemos a todos pela solidariedade em fazer a doação. Este sangue aqui coletado salvará muitas vidas", finalizou.
A doação de sangue é rápida e não dói, mas exige alguns critérios que devem ser obedecidos com: estar em boas condições de saúde, ter a idade determinada que varia de 16 a 67 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado, alimentado e apresentar documento de identificação com foto.
Qualquer pessoa pode doar sangue desde que não esteja gripada. Não ingerir bebidas alcoólicas nas 4 horas que antecedem a doação, as tatuagens deve ter um período de 12 meses e situações que impõem riscos de doenças sexualmente transmissíveis. Durante a gravidez e após o parto deve-se aguardar o prazo estipulado e durante a amamentação.
Antes da doação cada doador passa por uma triagem e entrevista, portanto é muito importante ser sincero nas respostas, pois honestidade também salva vidas.
Os homens podem fazer até 4 doações no ano, com intervalos de 60 dias, já as mulheres podem fazer até 3 doações com intervalos de 90 dias.
Deixe seu comentário