logo RCN

Hemosc realiza nova campanha em Anita Garibaldi

Durante todo o dia 17 de abril, terça-feira, a equipe do Hemosc Lages esteve realizando campanha de doação de sangue no município de Anita Garibaldi. A coleta iniciou logo cedo e estendeu-se durante todo o dia.

 Esta não é a primeira vez que o Hemosc realiza uma campanha deste tipo na cidade, onde durante todas as edições os munícipes compareceram em peso, conscientes da importância de um ato como este. Em Anita, há um cadastro com o nome de aproximadamente duzentas pessoas que já haviam doado sangue durante as campanhas passadas na cidade. Estas pessoas recebem uma carta-convite avisando que uma nova campanha aconteceria. Mesmo que elas morem no interior são avisadas, geralmente pelas agentes do posto de saúde municipal.

De acordo com Vanilda Maria da Silva, auxiliar da captação de doadores, “a campanha é iniciada através do contato com a secretária de saúde do município. Logo que for agendada a data, o material de divulgação é enviado para a cidade e espalhado não somente nas unidades de saúde como também em outros lugares. Além disso a campanha conta com a ajuda da mídia regional para divulgação, sem contar as agentes de saúde que trabalham no interior do município”.
Assim que chegam ao local de coleta, os doadores são cadastrados. Logo depois eles passam por um processo de triagem e pré-triagem para somente depois doarem sangue. Assim que a coleta termina, eles ficam um período em observação, enquanto recebem um lanche para ajudar a repor a glicose e melhorar a hidratação do organismo. O senhor Ataliba de Oliveira Silva, 65 anos, é um exemplo que mostra que a doação não é um ato que deve ser praticado somente pelos mais jovens. “Faz muitos anos que doo sangue. Não custa nada ajudar, além do mais é melhor doar do que precisar”, disse Ataliba enquanto se preparava para mais uma doação.
O sangue doado é usado nos hospitais que atendem a região da Amures, entretanto há pessoas de todo o estado que são beneficiadas pelos doadores anitenses, uma vez que Lages é um centro de referência no tratamento de queimados e recebe pessoas vindas de todos os lugares de Santa Catarina.
 
Cuidado com a gripe Anterior

Cuidado com a gripe

Saúde em foco em Campo Belo do Sul Próximo

Saúde em foco em Campo Belo do Sul

Deixe seu comentário