logo RCN

Homens campo-belenses que cuidam da saúde

Mais de trezentos homens participaram do Programa ?Porque saúde é amor? e realizaram a coleta de sangue para o exame PSA.

 A sexta-feira (30) foi dedicada ao bem-estar ‘deles’, em Campo Belo do Sul. O encontro teve como foco a realização do exame PSA (Prova do Antígeno Prostático) contando também com palestras relacionadas ao cuidado com a saúde e autoestima.

O evento no município foi uma iniciativa do Sindicato Rural patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e contou com o apoio da prefeitura e suas secretarias, além da empresa Florestal Gateados e colaboradores do comércio local.
O Programa “Porque saúde é amor” tem como intuito a prevenção do câncer de próstata, dedicado em especial aos homens rurais. Como ressaltou a representante do Senar e Faesc na ocasião, Stephanye Fanton. “Estamos muito satisfeitos com a excelente assiduidade dos participantes. Superou nossas expectativas”, destacou Stephanye, que parabenizou os organizadores do evento.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito padre Edilson José de Souza elogiou os presentes pela dedicação e comprometimento. “Os campo-belenses mostraram que não há preconceito com o cuidado à saúde. Os homens estão de parabéns”, disse o prefeito, lembrando que durante o evento das mulheres ocorrido em julho deste ano a presença e o sucesso do evento foi semelhante ao dia dos homens.
No decorrer do dia as atividades foram de informação e lazer. A programação contou com café da manhã e palestras com voluntários, abordando as seguintes temáticas: câncer de próstata, problemas cardíacos, alcoolismo, tabagismo e câncer de pele. Após o almoço foi realizada a entrega de brindes patrocinados pela Florestal Gateados.
Os resultados dos exames das amostras de sangue coletadas serão divulgados em aproximadamente trinta dias. De acordo com a secretária de saúde do município, Terezinha Branco de Moraes, a prefeitura dará todo o suporte em caso de alterações dos exames. “Esperamos que não tenham casos de complicações, mas caso ocorra, tomaremos todas as providências cabíveis”, disse a secretária, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os agentes de saúde pela mobilização feita nas comunidades rurais, sob coordenação da enfermeira Sumaya F. Pucci.
A parceria entre Sindicato Rural, Senar, Faesc e administração municipal foi consolidada com mais um evento de sucesso. Campo Belo do Sul é um exemplo em cuidado com a saúde. “Esse foi um dos momentos mais importantes para a saúde do homem rural campo-belense. Não existe barreira de preconceito quando o assunto é a qualidade de vida”, finalizou o mediador do programa no município, presidente do Sindicato Rural e vice-prefeito, José Tadeu Martins de Oliveira.
Saúde do Homem foi tema de Ação em Anita Garibaldi Anterior

Saúde do Homem foi tema de Ação em Anita Garibaldi

Próximo

Colombo explica o Plano de Gestão da Saúde no Com a Palavra, o Governador

Deixe seu comentário