Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Implantado novo sistema de agendamento para consultas e exames especializados
Com o novo sistema, o setor de agendamentos passa a atender em horário reduzido à população
Passou a entrar em funcionamento na Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi o SISREG, um sistema nacional de regulação, que altera o modelo de agendamento, antes utilizado, de consultas e exames especializados.
A secretária de Saúde, Angela Canani Xavier, explica que desde novembro de 2017 o sistema foi implantado e iniciado o treinamento, mas que a partir de janeiro entrou efetivamente em funcionamento.
Segundo ela, o SISREG classifica as consultas e exames de acordo com a gravidade de cada caso, e essa classificação é realizada por médicos do Estado. "Eles analisam a situação de cada paciente mediante aos dados clínicos do encaminhamento", completa a secretária.
Com o SISREG, a Secretaria de Saúde depende da liberação e classificação feita pelo sistema para posteriormente realizar os procedimentos para marcar via Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMURES. "Esse trabalho interno, que é realizado por apenas um funcionário da secretaria, pois só uma pessoa por município possui acesso ao sistema, exige mais tempo. Por isso mudamos o horário de atendimento na sala de agendamentos das 8h às 10h e das 13h30 às 15h30", justifica Angela, que tranquiliza a população no sentido de que qualquer novidade sobre consultas ou exames que sejam marcados o paciente será comunicado com antecedência. "Após o cadastrado do paciente no sistema, é só aguardar que nós ligamos ou o agente de saúde vai comunicá-lo, e fica também a lista na porta da sala de agendamento na Unidade de Saúde Central".
Ainda há opção de consultar o sistema e saber em que posição de atendimento está a sua solicitação através de pesquisa no site Google por: Fila de espera SUS.
A secretária se coloca a disposição para esclarecer dúvidas a respeito do novo sistema, pedindo a compreensão da população. "Todos serão atendidos, entendemos que a demanda é grande, precisamos obedecer à legislação, bem como atender os valores e quantidades estabelecidas para o nosso município", conclui Angela.
Deixe seu comentário