Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Iniciaram os encontros do Grupo de Diabéticos em Anita Garibaldi
A médica Vanessa conversou com os diabéticos sobre a forma correta de se alimentar
Os diabéticos de Anita Garibaldi que utilizam insulina para o controle da doença, agora, além das orientações já recebidas, têm dois dias no mês dedicados especialmente a eles. Os encontros são realizados a partir das 8h da manhã das primeiras terças e sextas-feiras de cada mês e coordenados pela Estratégia da Saúde na Família e NASF da Secretaria Municipal da Saúde.
A partir do cadastro e o convite feito pelos agentes comunitários de saúde, os diabéticos agora têm os dias certos para pegar os kits de aferição da glicose e aplicação da insulina, ou seja, não serão mais distribuídos os kits em outra ocasião, somente nos encontros do Grupo de Diabéticos.
Além disso, a cada encontro os participantes precisam ir em jejum, pois é aferida a glicose, para que desta forma seja feito um controle do diabetes. Eles podem optar se desejam ir na terça ou na sexta.
Na sexta-feira (08) a médica Vanessa Teles Souto conversou com os diabéticos sobre a importância de se alimentar de forma adequada para que a doença seja controlada. "Saber o que comer é importante para manter a taxa de açúcar no sangue sempre constante, evitando os a hipoglicemia e a hiperglicemia", comentou a médica, que os orientou sobre quais alimentos pode, não pode e os que devem ser evitados comer.
Nos próximos encontros, outros profissionais farão explanações que ajudarão os participantes a cuidar melhor da saúde.
O senhor Ari Rodrigues Teixeira, de 69 anos, aprovou o novo método de atendimento aos diabéticos. Há 10 anos ele descobriu que tinha diabetes, e de uns anos para cá precisou começar a tomar insulina. "Achei o encontro muito bom, pois nossas dúvidas são esclarecidas. Quero vir sempre", elogiou Ari.
Todo diabético que reside em Anita Garibaldi, não apenas os que tomam insulina, precisam a cada seis meses renovar a receita para receber os medicamentos de forma gratuita. Para isso ele precisa fazer uma consulta médica, onde será analisado sobre a quantidade de remédios e demais aspectos referentes ao caso de cada um.
Deixe seu comentário