Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Junho Vermelho chama a atenção para a doação de sangue
Assim como o Outubro Rosa, Novembro Azul e o Maio Amarelo, o governo estadual de Santa Catarina através da Lei nº 16.694, de 9 de setembro de 2015, instituiu o mês de Junho Vermelho, dedicado à realização de campanhas de incentivo para a doação de sangue, no estado catarinense.
No dia 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Nesse período em que o frio chega à região, as doações de sangue reduzem consideravelmente, como ressalta a coordenadora do setor de captação do Hemosc de Lages, Carmem Ramos Muniz: "No inverno devido as doenças ocasionadas pelo frio, como gripes, resfriados e até mesmo o frio intenso, onde acontece a baixa da imunidade, as doações de sangue reduzem cerca de 25%", comenta.
O Hemosc Lages atende além de toda a região da Amures também o Alto Vale e realiza campanhas fora da sua sede para captar mais doações. Carmem destaca que nos últimos meses estão intensificando as coletas na cidade de Lages, realizando parcerias com empresas e conscientizando grupos que se solidarizem com as campanhas realizadas não só no mês de junho, mas durante todo o ano.
Carmem destaca que todos os tipos de sangue são necessários para manter o banco com estoque, porém a validade do sangue colhido é de trinta dias, então não adianta todos quererem doar somente no mês de junho, onde se intensificam as campanhas, mas é interessante doar em outras oportunidades durante o ano. Os tipos raros de sangue, como por exemplo o O-, quando necessário para algum procedimento de emergência, Carmem enfatiza que existe um banco de dados no Hemosc e pessoas são chamadas para a doação. Campanhas através das mídias e as redes sociais também estão auxiliando muito nas doações de sangue.
Todo o 2º sábado do mês são realizadas coletas no Hemosc em Lages e grupos de outras cidades da região podem se organizar. A coordenadora destaca que muitos grupos de cidades da região da Amures estão se organizando em ações planejadas em parceria com as Secretarias de Saúde e estão agendando para irem até Lages realizar as doações e contribuir para salvar vidas.
Quem tiver interesse em ser um doador é muito simples. Os grupos podem agendar através do fone (49) 3289-7011 ou a pessoa que tem interesse basta procurar o Hemosc em Lages. Lá será realizado um cadastro, por isso é importante levar um documento de identificação com foto, será realizado uma avaliação para constatar as condições de saúde, após passará por uma entrevista com profissionais da área da saúde e, se tudo estiver certo, é coletado o sangue. Um ato simples que pode salvar muitas vidas.
Você sabe qual o seu tipo sanguíneo?
Para quem tem curiosidade e não sabe qual seu tipo sanguíneo, durante a doação de sangue são realizados testes e exames que comprovam a tipagem de sanguínea. Caso você não seja um doador e quer descobrir, basta procurar um laboratório e fazer a coleta de sangue ou perguntar ao seu médico. É importante ter na carteira anotado qual seu tipo de sangue, isso pode facilitar muitas vezes em atendimentos emergenciais.
Condições indispensáveis para doar sangue
Ter entre 16 e 65 anos;
Pesar mais de 50Kg;
Caso tenha feito uma tatuagem, aguardar entre 6 a 12 meses para certificar que não foi contaminado com nenhum tipo de hepatite e que continua saudável;
Não fumar durante 2 horas após a doação de sangue, sob o risco de desmaiar;
Nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis;
Aguardar um ano após a cura de alguma DST;
Evitar ingestão de alimentos gordurosos 4 horas antes da doação do sangue.
Os homens só podem doar sangue uma vez a cada 2 meses e no máximo 4 vezes por ano e as mulheres a cada 3 meses e no máximo 3 vezes por ano. Cada doação demora cerca de meia hora.
Deixe seu comentário