logo RCN

Médico apresenta algumas dicas para manter a saúde no frio

  • null -

As variações de temperatura de um ambiente para outro necessitam de atenção especial neste período. Ao sair da academia para encarar as baixas temperaturas no ambiente externo, por exemplo, é fundamental agasalhar-se. Afinal, o corpo está aquecido em função dos exercícios e do ambiente fechado e o impacto entre frio e calor pode facilitar o aparecimento de doenças.

A orientação vale também para os momentos de sair de casa ou do trabalho, onde o ambiente costuma estar relativamente quente. Além de agasalhar-se de forma adequada, outras medidas são essenciais para manter o corpo aquecido e, com isso, evitar renites, sinusites, resfriados, dores nas articulações, entre outros problemas.

Confira algumas dicas do médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmannpara manter a saúde no inverno:

- No inverno os músculos ficam mais enrijecidos e, por isso, o alongamento é fundamental. É essencial para destravar ossos, músculos e nervos, fazendo com que o sistema locomotor funcione plenamente e com facilidade.

- Com relação às caminhadas, nos dias de frio mais intenso, é necessário proteger adequadamente as extremidades como mãos, pés, orelhas e nariz, pois a circulação pode tornar-se difícil nestas regiões do corpo.

- No inverno é necessário manter o cuidado com relação à hidratação e, portanto, ingerir água é fundamental para reposição de líquido corporal.   

-  Ingerir líquidos quentes nos dias frios (chás, café e chocolate quente) também auxilia na manutenção do corpo aquecido, porém é preciso evitar o exagero no consumo desses produtos.

- Evitar banho com água muito quente, pois provoca ressecamento da pele e não permanecer em exposição prolongada nos ambientes com ar condicionado.

- Pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pelos. A substituição por mantas de tecido sintético ou algodão pode ajudar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.

- A exposição de mantas, cobertores e blusas de lã ao sol antes de usar também auxilia na redução de alergia.

- O cuidado com o sol deve ser mantido no inverno com o uso de protetores, especialmente quando o céu estiver limpo.

- A circulação do ar evita a transmissão de vírus e bactérias e, por isso, é fundamental evitar locais totalmente fechados. A higiene doméstica em dia também é uma medida que previne problemas alérgicos.

Vargem recebe recursos para compra de aparelho de ultrassom Anterior

Vargem recebe recursos para compra de aparelho de ultrassom

Cesáreas por opção só poderão ser feitas após 39ª semana de gravidez Próximo

Cesáreas por opção só poderão ser feitas após 39ª semana de gravidez

Deixe seu comentário