Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental
Outubro rosa, novembro azul, setembro amarelo, dezembro vermelho, cada mês é destinado a abordar um assunto e o mês de janeiro desde o ano de 2014 é chamado de 'janeiro branco', o qual busca abordar a saúde mental das pessoas.
É cada vez mais frequente ouvir pessoas falando sobre depressão, ansiedade, transtornos, somatizações e até mesmo suicídios. Porém falar de saúde mental exige cuidados, pois de acordo com pesquisadores, existem dificuldades em tratar tal tema, por existirem estigmas e pouca compreensão, dando margem a visões distorcidas da sociedade através do preconceito, sendo assim, a melhor forma de se tratar o tema Saúde Mental é através de abordagens de prevenção. Pensando desta forma surge a campanha "Janeiro Branco" em 2014 incentivada por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais.
De acordo com a psicóloga Roseana Franco Rota, o objetivo da campanha é a conscientização da promoção e proteção da Saúde Mental e a escolha do mês de janeiro, deu-se devido as expectativas e desejos que surgem no início de cada ano e o mês de janeiro foi pensado estrategicamente para que seja o ponta pé inicial para fortalecer esses cuidados, através de esclarecimentos e conscientização da promoção de bem-estar físico, social e mental e prevenção às doenças mentais. No ano de 2016 esta campanha, tomou maior proporção com a ajuda das redes sociais em todo o país.
Mas o que é saúde Mental?
Saúde mental é definida como um conjunto de comportamentos emocionais que equilibram o convívio pessoal e social saudável, com os demais membros da sociedade. Apesar de parecer um tanto quanto óbvio, o conceito de saúde mental tende a ser muito diversificado em especial quando se adicionam fatores cultuais e sociais para justificar o comportamento.
É importante destacar, que a ausência de uma doença mental não implica que o indivíduo possua uma boa saúde mental, existem diversos comportamentos não associados diretamente à patologias que tendem a desestabilizar a saúde mental do indivíduo, como por exemplo, estresse, ansiedade, nervosismo, irritação entre outros sintomas que associados podem desencadear um quadro de doença mental.
A boa saúde mental está diretamente ligada ao bem-estar físico do indivíduo, os psicólogos que são os profissionais responsáveis pela manutenção do equilíbrio mental das pessoas, recomendam três abordagens distintas para a promoção da saúde mental: a abordagem individual (que consiste na melhora da autoestima do indivíduo), abordagem comunitária (utilização de ferramentas que busquem a integração social) e a abordagem oficial (políticas públicas de saúde Mental).
Deixe seu comentário