logo RCN
Anita Garibaldi

Município de Anita no enfrentamento ao coronavírus

O município de Anita Garibaldi continua unido no combate ao novo coronavírus juntamente com os órgãos públicos e a administração municipal. O prefeito João Cidinei da Silva e o secretário de Saúde, Rodrigo Gehrke, apresentam dados importantes e medidas que estão sendo adotadas para combater a pandemia.

Casos suspeitos e confirmados no município

O município conta na somatória apenas com um caso confirmado, não apresentando mais casos de munícipes infectados. Segundo o secretário Rodrigo, foi realizado teste rápido em paciente com saturação baixa, mas o teste deu negativo, esse mesmo paciente foi transferido para Lages com problemas pulmonares, não sendo detectada a covid-19. Uma família ficou isolada por 14 dias, porque teve contato com pessoa positivada para covid-19, a qual não reside em Anita, porém nenhum membro da família apresentou sintomas. Por precaução foi realizado teste rápido em um membro da família com mais de 60 anos tendo o teste negativado. Hoje o município não tem ninguém sendo monitorado. Casos que estão aparecendo estão sendo triados e avaliados e casos que necessitem de tratamento são levados para o Hospital de Campanha Tito Bianchini e se necessária internação será internado no Hospital Tereza Ramos em Lages. A forma de monitoramento para paciente e família é o mesmo, uma equipe da saúde acompanha a família, através de contato diário observando casos de febre ou alteração de sintomas.

Decreto vigente e medidas de combate à covid-19

O decreto municipal continua acompanhando o do Governo do Estado, continuam com a fiscalização e solicitam a população que continuem com o isolamento e com os cuidados que o protocolo apresenta. Os comércios não podem atender sem máscaras e as pessoas, ao adentrar nos estabelecimentos, devem estar usando máscaras, caso o problema persistir irão alterar o decreto e passar multar pessoas e estabelecimentos. Continua obrigatório o uso de máscaras, uso de álcool em gel, não ter aglomeração de pessoas e ter cuidados de higiene e se não precisar sair de casa, não sair.

Boletim informativo

A cada dois dias, o município através da Secretaria de Saúde passará a fazer essa divulgação de boletins para informar a população sobre a situação do coronavírus em Anita.

Barreiras sanitárias

Não é permitido proibir as pessoas a virem para o município, mas os gestores pedem que as pessoas tenham consciência e não venham visitar parentes. Eles têm consciência de que estão vindo muitas famílias residir em Anita, com isso estão montando uma equipe para monitorar essas famílias e pessoas que chegam ao município. "Realmente estão vindo muitas famílias para o município e que já procuraram a UBS. Já abrimos novos prontuários de famílias que vieram morar em Anita. Essas pessoas passaram por avaliação médica e todas as avaliações necessárias", comentou Rodrigo.

Vigilância Sanitária 

A Vigilância Sanitária é um setor ligado a saúde e que vem realizando um importante trabalho no município. Através do técnico responsável Carlos Zanotto que repassa a informação de que o trabalho realizado está sendo constante de orientação à população e preocupados com a saúde da população que não pode deixar de cuidar-se.

Hospital de campanha Tito Bianchini em Lages

O Tito Bianchini foi montado no início de março quando se apresentou os primeiros casos da pandemia e junto a Amures, prefeitura de Lages foi montada uma equipe para atender pessoas suspeitas de covid-19 dos 18 municípios da Amures. O único recurso que chegou, até o momento, para o município de Anita do governo federal foi 15 mil reais que foi repassado ao Tito Bianchini. "Tem mais um recurso aprovado pelo senado e sancionado pelo presidente Bolsonaro em torno de 900 mil para o município. Estamos aguardando a liberação, porém sabemos que esse recurso é específico para tratar a covid-19. O recurso será disponibilizado em três parcelas e ainda não chegou ao município, mas já estamos realizando planejamento para avaliar onde poderemos gastar", destaca o prefeito. Os dados recebidos são de que esse recurso é diretamente ao covid-19 e esperam que ao final esse recurso fique no município. "Se aumentar muito a demanda, pode ser que abram as portas dos outros hospitais para atendimento, mas hoje a nossa referência é o Tereza Ramos em Lages. O Hospital Frei Rogério já tinha um respirador e foi adquirido mais um, ficando o município com dois leitos semi UTI se necessário, porém só poderemos usar esses leitos se o Tereza Ramos não comportar mais pacientes e o Hospital Frei Rogério receber uma liberação para que esses pacientes possam ser tratados em outros hospitais", explicou Rodrigo. O município já direcionou dois pacientes de Anita para o Tito Bianchini.

Economia - enfrentamento à baixa arrecadação

"Estamos fazendo muita economia, a arrecadação do ICMS caiu em torno de 50%, os royalties a partir do mês que vem não serão repassados, pois a usina Barra Grande desde o dia 29 de março parou de gerar energia e a Machadinho também e o município sempre dependeu dos royalties e infelizmente não terão mais e teremos que trabalhar com o pouco recurso que temos", destaca o prefeito, enfatizando que nos próximos dias estarão decretando estado de emergência financeira. Na educação foi realizado o desligamento dos ACTs, ficando apenas com a nutricionista, estão fazendo economia com a redução do horário de trabalho e para o pagamento da folha dos funcionários deste mês de maio o prefeito destaca que não tem todo o recurso, mas que estão fazendo economia. "Até agora estamos conseguindo cumprir a lei e pagar os funcionários, mas com muita economia", conclui o prefeito.





Anterior

Coronavírus em SC: Medidas de distanciamento social salvam vidas no Estado

Laboratórios particulares realizam testes de Covid-19 Próximo

Laboratórios particulares realizam testes de Covid-19

Deixe seu comentário