No sábado (26) foi realizado o dia D da campanha de vacinação contra Influenza.
A campanha teve início no dia 22 de abril e busca imunizar pessoas pertencentes aos grupos de risco, como destaca a enfermeira do município de Cerro Negro, Jane Gerber. "A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, sendo, portanto um problema de saúde pública. Esta patologia pode levar a complicações graves e a o óbito, especialmente nos grupos de alto risco, ou seja, crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, puéperas, adultos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas", comentou a enfermeira.
Na Região dos Lagos todos os municípios realizaram ações para mobilizar as pessoas a irem aos postos de saúde receber a vacina.
Em Capão Alto a meta é vacinar cerca de 800 pessoas, sendo que deste montante 409 são idosos, os quais receberam de presente um guarda chuva.
Em Campo Belo do Sul a meta é vacinar aproximadamente 2 mil pessoas, e de acordo com a equipe responsável pela vacinação a procura pelas doses da vacina está boa e com certeza atingirá a meta.
No município de Cerro Negro a Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar 1.103 pessoas. "Esperamos ter o mesmo desempenho que em 2013, onde nossa meta era vacinar 617 e atingimos 736 pessoas, um percentual de 119,29%", comentou a enfermeira Jane.
No município mais populoso da Região dos Lagos , Anita Garibaldi, a população estimada para receber a dose da vacina é 2.268, dentre todos os grupos considerados de risco.
Já em Celso Ramos a população abrangente é de 873 pessoas e 80% da meta já foi atingida.
Em Abdon Batista 59,12% da população já recebeu a dose da vacina, porém nesses dados não estão inclusos cerca de 224 pessoas que possui alguma morbidade. A meta é vacinar 816 pessoas.
No município gaúcho de Esmeralda a ação aconteceu na praça central e de acordo com o secretário municipal de saúde, Edson Gasperim a procura pela vacina está satisfatória e falta um número pequeno de pessoas a serem imunizadas e estão otimistas com os resultados alcançados até o momento.
Em todos os municípios da Região dos Lagos, além do trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde, os profissionais realizam visitas domiciliares e nas comunidades rurais, a fim de vacinar as pessoas acamadas ou que por algum motivo não podem dirigir-se até a Unidade de Saúde. Vale ressaltar que a campanha estende-se até o dia 9 de maio e todos devem levar a carteira de vacinação.
Secretário de agricultura realiza reunião
O Secretário de Agricultura do município de Celso Ramos, Vanderlei de Oliveira juntamente com o técnico da Epagri e representantes do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) que responde por todas as comunidades do município, reuniram-se na tarde de segunda-feira (28) na Câmara de Vereadores para tratar sobre programas da Secretaria de Estado da Agricultura, troca-troca de calcário, kit informática, kit hortaliças, troca-troca de milho, programa SC Rural Cocicer, cursos profissionalizantes disponibilizados pela Secretaria de Agricultura, entre outros.
O Secretário agradeceu a presença de todos os membros, ressaltando a importância que todos ocupam no processo e pediu a colaboração de todos para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com as normas estabelecidas.
Deixe seu comentário