logo RCN

O temido AVC. O que é?

O dia 29/10 é considerado o Dia Mundial do AVC. Esta data não é motivo de comemoração, mas sim de alerta, onde as ações de prevenção são enfatizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi.

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de AVC - Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame, significa que ela está enfrentando um problema de circulação sanguínea no cérebro. O AVC é considerado uma emergência médica e necessita de atendimento o mais rápido possível. As sequelas do AVC requerem um longo tratamento e acompanhamento.

De acordo com os dados atuais, os principais fatores de risco que podem levar ao AVC são hipertensão, sedentarismo, colesterol alto, dieta ruim, obesidade, estresse, tabagismo, doenças cardíacas, alcoolismo e diabetes.

O AVC é a segunda causa que mais mata no Brasil e a primeira causa de incapacidade. Atualmente ele mata em torno de 68 mil pessoas ao ano no Brasil e acomete geralmente pessoas com mais de 60 anos. Na maioria das vezes não causa dor.

Estatísticas mostram que uma em cada quatro pessoas se recupera totalmente se receber o tratamento trombolítico para desobstruir a artéria em até 1h30 após o início do AVC. Quando o tratamento ocorre em 3 horas de evolução da doença, apenas uma a cada sete pessoas vai se recuperar totalmente. "Por isso a importância das pessoas identificarem os sintomas e procurarem por atendimento", explica a fisioterapeuta Bianca Neves, responsável pelos atendimentos de fisioterapia no protocolo Pedia Suit da Secretaria Municipal de Anita Garibaldi.


Coes Regional emite alerta de avanço exponencial da Covid-19 Anterior

Coes Regional emite alerta de avanço exponencial da Covid-19

Quem está à frente da Covid-19 na Saúde Pública de Anita Próximo

Quem está à frente da Covid-19 na Saúde Pública de Anita

Deixe seu comentário