logo RCN

Os desafios de superar a Covid-19

Ninguém imaginava que uma doença tão severa, fosse causar tantos danos à saúde e levar a morte tantas pessoas em tão pouco tempo. A pandemia do Coronavírus chegou avassaladora, mas são histórias de superação como a da anitense Edite Maravai de Lorenzi, de 52 anos, que motivam a acreditar que a pandemia deixa marcas, sequelas, mas podem ser superadas a cada dia com muita força de vontade e ajuda profissional.

Edite é auxiliar de produção e testou positivo para Covid-19 em 05 de maio de 2021. Junto com Edite, mais 13 pessoas também testaram positivo e um irmão faleceu no Mato Grosso, vítima da doença, o que abalou muito a família.

Um mês depois do resultado do teste positivo, ela vem contar a sua história. Ela não sabe como se contaminou, mas relata o medo que sentiu por saber que a situação podia se agravar. Tinha medo mais pela filha e família do que por ela.

Edite ficou isolada e recebeu monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi durante todo o tempo. Também recebeu atendimento do Hospital Frei Rogério e de médica pneumologista em Lages.

Com 50% de comprometimento do pulmão e uma fraqueza generalizada foi encaminhada a fisioterapia na Secretaria Municipal de Saúde onde foi atendida pela fisioterapeuta Bianca Neves.

"Cada sessão de fisioterapia era um passo para frente. As pessoas não me reconheceram quando cheguei no posto de saúde devido a debilidade. Dia a dia eu ficava mais forte e mais animada para fazer minhas atividades. No dia 05 de junho, recebi alta e meu sentimento é de agradecer a todos que me ajudaram neste momento. É uma felicidade que se mistura com emoção. Sou muito grata e voltei a ser o que era. Eu agradeço a Deus e a todos que me ajudaram, o apoio da minha família foi fundamental neste momento".

Edite explica que esta doença abala muito, é algo que não consegue explicar. "As pessoas precisam entender que os cuidados devem ser redobrados. Não é só uma gripe, ou as pessoas se cuidam ou podem morrer", enfatiza ela, destacando também o que a fisioterapeuta Bianca falou, quando iniciou as fisioterapias, "a Bianca me falou que nós iríamos vencer, e nós vencemos. Muito obrigada a todos mais uma vez e que Deus abençoe a cada um", finaliza.


Município de Cerro Negro realiza palestra alusiva a Campanha Outubro Rosa Anterior

Município de Cerro Negro realiza palestra alusiva a Campanha Outubro Rosa

Inicia hoje a vacinação do coronavírus para os caminhoneiros em Anita Garibaldi Próximo

Inicia hoje a vacinação do coronavírus para os caminhoneiros em Anita Garibaldi

Deixe seu comentário