logo RCN

Outubro Rosa, mês de prevenção ao Câncer de mama

O movimento chamado Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos no século 20 e simboliza a luta contra o câncer de mama.

O movimento chamado Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos no século 20 e simboliza a luta contra o câncer de mama. No início apenas um laço rosa era entregue a população como forma de chamar a atenção para a prevenção dessa doença que atinge um número elevado de mulheres em todo o mundo.

Com o passar dos anos, o movimento foi ganhando espaço e mais países foram adotando a ideia de dedicar um mês direcionado ao combate e prevenção a esse tipo de câncer.

Para chamar mais a atenção principalmente das mulheres, além das fitinhas rosas, passaram a iluminar monumentos, prédios públicos, pontes e outros órgãos na cor rosa e o movimento ganhou popularidade em todo o mundo motivando povos em prol de uma causa tão nobre.

No Brasil a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo. O ato aconteceu no dia 2 de outubro de 2002. Com o passar dos anos mais estados brasileiros foram aderindo a ideia.

Em Anita Garibaldi a Unidade Básica de Saúde aderiu a campanha e durante o mês de outubro estão acontecendo eventos relacionados ao tema no posto de saúde e nas comunidades.

De acordo com a secretária de saúde, Inês Gehrke, as mulheres tem procurado a unidade de saúde para fazer o exame e quando detectado alguma alteração são encaminhadas a especialistas. "No município existem casos de mulheres com câncer de mama e todas assim que foi constatada a doença, foram encaminhadas para tratamento".

A prevenção é a melhor maneira para se evitar o aparecimento da doença, portanto é sempre bom que cada mulher conheça seu corpo e faça o auto exame em casa, além disso devem procurar o posto de saúde a partir da idade fértil e após os 40 anos de idade fazer a mamografia periodicamente.

Outro câncer que afeta as mulheres é o de colo do útero que existe casos no município que também estão sendo tratados.

Portanto a prevenção é a melhor forma e de acordo com a secretária a principal ferramenta é o exame, para poder constatar a existência da doença, pois quanto mais cedo detectar algum nódulo melhor.

Alguns municípios de Anita Garibaldi também aderiram a campanha, assim como o Jornal Correio dos Lagos.

Pedágio alertou sobre o combate ao diabetes Anterior

Pedágio alertou sobre o combate ao diabetes

Secretaria da saúde lança o programa Anita, crescer e envelhecer a saúde Próximo

Secretaria da saúde lança o programa Anita, crescer e envelhecer a saúde

Deixe seu comentário