Amostras grátis de anticoncepcionais são distribuídos aos participantes do programa Anita Crescer e Envelhecer.
Uma das ações desenvolvidas junto ao Programa Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde de Anita Garibaldi é o planejamento familiar.
Entende-se por planejamento um conjunto de ações que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher e da criança, permitindo às mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos desejados, o espaçamento entre o nascimento de cada um, o tipo de educação, conforto, qualidade de vida, condições sociais, culturais e seus níveis, conforme seus princípios de necessidade. Resumindo: é planejar ter um filho dentro das condições de dar o melhor para ele. A assistência em planejamento familiar deve incluir acesso à informação e a todos os métodos e técnicas para concepção e anticoncepção, cientificamente aceitos, e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas.
“Hoje nós temos o apoio de médicos que conhecendo o nosso trabalho, doam amostras grátis de diversos anticoncepcionais de várias marcas, que nos permite trabalhar esta questão de planejamento familiar com quem participa do Programa Anita. O que não usamos no programa, repassamos em forma de doação a farmácia básica do município”, explica Bianca Neves fisioterapeuta da Secretaria da Saúde e responsável pelo Programa Anita.
Existem diferentes métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada. Exemplos são as pílulas, o preservativo (masculino e feminino), o dispositivo intrauterino (DIU), o diafragma entre outros, explica Alice Caroline Gomes, farmacêutica da Secretaria da Saude. “O importante é a pessoa tomar medicação de forma responsável e com acompanhamento evitando a auto medicação. Muitas das amostras doadas não fazem parte do elenco de medicamentos da farmácia básica, porem é a população que acaba sendo beneficiada. Assim, quando recebemos as amostras a distribuição é imediata”, finaliza Alice.
Deixe seu comentário