Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Programa Coluna Legal previne doenças em Anita Garibaldi
O programa Coluna Legal é desenvolvido há dois anos pelo departamento de fisioterapia da Secretaria municipal de saúde de Anita Garibaldi através das ações da Estratégia Saúde da Família.
O programa Coluna Legal é desenvolvido há dois anos pelo departamento de fisioterapia da Secretaria municipal de saúde de Anita Garibaldi através das ações da Estratégia Saúde da Família. O programa é formado por três grupos de 10 pessoas cada, que reúnem-se 1 vez por semana em um espaço cedido pela casa paroquial.
O principal objetivo é a promoção e prevenção da saúde e tem coordenação da fisioterapeuta Bianca Neves e da profissional de educação física Aline Horbach.
Os exercícios e alongamentos realizados são específicos para quem tem problemas na coluna como é o caso da Marinês de Matos Samória que precisou deixar o trabalho por problemas na coluna e agora com a participação há dois anos do programa já leva uma vida normal. ?Para mim foi muito bom, estou levando uma vida normal agora, estou conseguindo caminhar, coisa que não conseguia fazer antes?.
Para Natalina o programa vem contribuindo e muito na qualidade de vida. ?Consegui diminuir o medicamento pela metade e me sinto mais leve, com mais disposição.?
Todas as pessoas podem participar sem limites de idade, só é necessário uma inscrição e avaliação do caso de cada participante.
Segundo a Secretária de Saúde em exercício, Inês Bernadete Gehrke. ?Este é um projeto que está funcionando e a secretaria está dando todo o apoio necessário.?
Todo o material necessário é adquirido pela secretaria de saúde, como colchonetes e as bolas utilizadas na prática dos alongamentos e exercícios.
Para a fisioterapeuta Bianca Neves, esse é um programa de prevenção e ajuda na qualidade de vida. ?A depressão, tristeza e ansiedade também são trabalhados, os alongamentos liberam endorfina e isso ajuda muito?. Os exercícios tem uma dificuldade progressiva iniciando dos mais leves aos mais difíceis, finalizou Bianca.
Nesse ano apenas mulheres participam do programa, mas a intenção é aumentar o número de participantes e a inclusão dos homens também no programa.
Em média 70 a 80% da população mundial teve ou terá algum tipo de dor nas costas, portanto é necessário a prática de algum exercício físico e alongamentos para se ter uma vida saudável.
No dia 26 de outubro aconteceu o encerramento do programa no ano de 2010 e vale ressaltar que o programa é totalmente gratuito.
Deixe seu comentário