logo RCN

Programa Vida Saudável leva música a seus participantes

O projeto acontece todas as terças-feiras à tarde na UBS Célio V. Gomes em Anita Garibaldi

O projeto Vida Saudável desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Anita Garibaldi, lançado no início do mês de agosto na Unidade de Saúde do Bairro Coopercampos, vem apresentando bons resultados. 

O projeto acontece todas as terças-feiras à tarde na UBS Célio V. Gomes e nas quartas-feiras à tarde na Academia da Saúde. O objetivo principal é propor que a pessoa mude seus hábitos de vida para melhor. 

"A pessoa precisa querer mudar, sem que ela entenda e queira isto, nenhum tratamento tem resultado", é o que acreditam a fisioterapeuta Bianca Neves e a psicóloga Erislane Ribeiro da Luz, responsáveis pelo projeto. "Temos o foco no controle da ansiedade, na identificação de situações conflitantes que desencadeiam os problemas, e na motivação. A metodologia usada neste projeto é inovadora, tem o princípio da metodologia problematorizadora de Paulo Freire. As pessoas aprendem a identificar os problemas, onde estão errando, aprendem a controlar suas emoções e com isto uma coisa acaba levando a outra. Nós não impomos nada ao participante, mais mostramos que alternativas são possíveis e eles ajudam a identificar as situações", explicam as profissionais que têm no projeto o eixo de trabalhar saúde física e mental.

Uma das atividades realizadas na última semana foi com música. "A música foi usada em contexto clínico, educacional e social com o objetivo de ajudar as pessoas. O uso dela atende às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente, baseando-se em evidências científicas. Ela busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças", comentam as profissionais.

A participante Nathana Godoy relata sobre a experiência da atividade com música: "Foi um momento muito especial, pois na vida é tanta correria. Eu tive uma oportunidade de fechar os olhos por uns instantes, respirar... O que é muito importante. Pude parar e refletir sobre a vida. Deixei aquela música me levar e nela esqueci a ansiedade que muitas vezes deixamos tomar conta de nós e do nosso dia a dia. Sai de lá renovada".

Janete Fernandes Alves participa do grupo da Coluna e do Vida Saudável. "Eu tenho problema grave de coluna, desde que comecei a participar sinto menos dor, consigo fazer muita coisa que não fazia, mudei meus hábitos e emagreci nove quilos em dois meses. Aprendi a controlar minha ansiedade, aprendi a me cuidar e a me alimentar. Sinto-me outra pessoa. Coloquei um vestido que há tempos não me servia. As pessoas, em especial os filhos, perceberam as minhas mudanças. Meu humor melhor muito", descreve a participante sobre os bons resultados.

Os perigos para o desenvolvimento das crianças em sentar-se na posição 'W' Anterior

Os perigos para o desenvolvimento das crianças em sentar-se na posição 'W'

Unidades de Saúde de Anita são avaliadas pelo PMAQ Próximo

Unidades de Saúde de Anita são avaliadas pelo PMAQ

Deixe seu comentário