logo RCN

Projeto de telessaúde facilita diagnósticos de doenças

O Projeto Nacional de Telessaúde, atualmente denominado Programa Nacional de Telessaúde, foi criado com objetivo de oferecer apoio ao processo de qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

 

 

 

O Projeto Nacional de Telessaúde, atualmente denominado Programa Nacional de Telessaúde, foi criado com objetivo de oferecer apoio ao processo de qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Em caráter de programa de educação permanente, utiliza a teleducação e teleassistência como ferramentas de suporte para os profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Hoje, o Programa Nacional de Telessaúde já está instituído em nove Estados, sendo que no Rio Grande do Sul sua sede localiza-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em Esmeralda esse programa é utilizado, e vem dando resultados, segundo Jaqueline Roll (médica da estratégia da saúde), que atende no posto de saúde do município. A estratégia é evitar que os pacientes fiquem muito tempo à espera de um especialista. Diagnosticado o problema odontólogos, médicos ou enfermeiros, vão até o computador e com uma webcam falam direto com a Universidade do Rio Grande do Sul, que por vez, possui uma parceria com médicos especialistas, e dentro de três dias recebem o diagnóstico do problema sem precisar sair do município. Atualmente, o Rio Grande do Sul encontra-se na segunda fase de implantação dos pontos de telessaúde, já tendo sido capacitadas mais de 290 equipes de saúde da família de 133 municípios, totalizando cerca de 2900 profissionais da Estratégia Saúde da Família.

Vigilância Epidemiológica realiza trabalho de prevenção em Esmeralda Anterior

Vigilância Epidemiológica realiza trabalho de prevenção em Esmeralda

Dia de saúde mobiliza população de Pinhal da Serra Próximo

Dia de saúde mobiliza população de Pinhal da Serra

Deixe seu comentário