APAE realizou ações referentes ao projeto
Uma em cada dez pessoas é portadora de algum tipo de deficiência, portanto a prevenção deve interessar a todos os cidadãos. A medicina, a psicologia e a educação nos indicam uma eficiente alternativa para diminuir esse índice de deficiência: a prevenção.
Experiências internacionais têm demonstrado que o modelo centrado no tratamento e não na prevenção se tornou insustentável em quase todas as partes do mundo. Um avanço o processo educativo do país, junto à prevenção, torna-se necessário para se conseguir a redução dos índices de deficiência.
É exatamente por isso que a APAE trabalhou este ano enfocando a educação na prevenção, pois prevenir é uma necessidade urgente e pressupõe o conhecimento das causas da deficiência ou situações de risco capazes de gerar mais crianças com elas.
O Projeto Prevenir visou capacitar professores da rede municipal e estadual, agentes comunitários de saúde, alunos do ensino médio da rede estadual, conselheiros tutelares e comunidade, através de folders, a fim de que sejam agentes informativos da prevenção de deficiências.
Os conteúdos das capacitações foram voltados às práticas existentes a respeito da prevenção e das causas das deficiências, conceituando o que é prevenção, sua importância, a análise do papel do agente informativo e contribuições destes para prevenir deficiências.
Durante este ano, a APAE de Anita Garibaldi desenvolve mensalmente ações junto à comunidade sobre prevenção e deficiência, sendo que a conclusão das ações foi no dia 13 de novembro, coma entrega de adesivos do projeto na Praça Paulino Granzotto.
Deixe seu comentário