Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Saúde de Anita enfrenta problemas com a falta de médicos
Omunicípio de Anita Garibaldi vem enfrentando desde o mês de dezembro a falta de médicos na rede municipal de saúde. Até o mês de outubro a Unidade Básica de Saúde Clóvis Cechin contava com três profissionais, com a saída do médico Luiz Gustavo e o afastamento por motivos de saúde do médico Thales, somente uma profissional atende à demanda do município desde o final de dezembro de 2019, situação que preocupa a população e os gestores da pasta.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Gehrke, destaca que desde dezembro estão contatando e buscando novos profissionais para trabalhar no município, porém o salário pago no município não é um atrativo e isso dificulta a vinda de novos médicos. "O salário está defasado e acaba não atraindo profissionais para trabalhar no município, diante desta situação foi aprovado na Câmara de Vereadores um projeto para que esse valor salarial tenha uma ajuda de custo e possamos equiparar o valor pago com os demais municípios da região. Já estamos em contato com vários profissionais e estamos aguardando o posicionamento de dois médicos que ficaram de dar um retorno", comenta o secretário enfatizando, também, que a falta de médicos apenas mudou o cronograma de atendimentos, porém todo o trabalho na unidade continua com atendimento normal.
Além da médica Fernanda, o município conta com o apoio do Hospital Frei Rogério que está dando um suporte até a normalização da situação que deve ocorrer com a volta do médico Thales no final deste mês de março e com a contratação de mais um profissional.
Vale ressaltar que a Unidade Básica de Saúde atende a atenção básica e trabalhos preventivos e os atendimentos de urgência e emergência são realizados no Hospital Frei Rogério.
Deixe seu comentário