logo RCN

Saúde do homem foi foco de evento em Campo Belo

A saúde do homem do campo foi destaque no evento realizado em Campo Belo do Sul pelo Sindicato Rural e Senar/Faesc em parceria com a Prefeitura envolvendo todas as secretarias municipais.

O evento realizado na sexta - feira (15), no Salão Paroquial, reuniu mais de 350 homens, o esperado era a participação de 200 homens e esse número superou as expectativas dos organizadores, como destaca o prefeito José Tadeu Martins de Oliveira. "Superou totalmente as nossas expectativas e isso é muito bom, pois demonstra a preocupação do homem do campo com sua saúde e também o aceite ao nosso convite, porque a prevenção sempre é o melhor caminho", comentou o prefeito destacando também que esses eventos mexem com o emocional dos homens e chama a atenção para os cuidados diários com a saúde.

Abrindo a programação do evento, os participantes foram recepcionados com café da manhã, seguido de palestras com médicos urologistas, Rodrigo Carvalho dos Reis e João Pedro Gaio Meireles Rosado, os quais falaram sobre o câncer de próstata e câncer de pênis, chamando a atenção para os cuidados diários com a higiene e falando da importância da prevenção e realização de exames. 

Durante a manhã a equipe da saúde realizou testes rápidos de sífilis, distribuíram preservativos e ao meio dia foi servido almoço a todos os participantes.

O presidente do Sindicato Rural, Luiz Moraes ressaltou que o evento já está em sua quarta edição e tem por objetivo conscientizar o homem do campo quanto a prevenção da saúde. "Sempre prevenir é melhor que remediar", comentou o presidente.

Essa atividade já vem sendo desenvolvida há alguns anos pelo Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, como destaca a supervisora regional Stephanye Fanton. "O Senar já tem esse programa pré-formatado a nível nacional e temos uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e então estamos adaptando a nível municipal com parcerias de entidades e poder público para atender o homem do campo. Em Campo Belo a iniciativa surgiu através do Sindicato que é nosso parceiro", comentou a supervisora. Para ela, o objetivo do programa é difundir a preservação à saúde, principalmente pelos dois tipos de câncer. O Senar colaborou com as coletas de sangue para a realização do PSA e Colinesterase (exame que mede o nível de agrotóxico no organismo) para 200 homens, além do café da manhã, almoço e mais 45 consultas médicas com os especialistas para homens pré-selecionados pela equipe da saúde, os quais passaram por exames físicos também.

A Secretaria de Saúde foi parceira do evento e de acordo com a secretária, Terezinha Branco de Moraes, os exames deverão estar prontos dentro de 20 dias e os casos que apresentarem alterações já serão encaminhados para consultas especializadas e tratamento. "Todos os casos que apresentarem alterações serão tratados imediatamente. Tivemos um grande número de participantes e aqueles excedentes a prefeitura irá cobrir com as despesas", comentou Tere.

O participante Alceu Varela, morador da localidade do Pontão, destacou que o evento foi muito bom. "Foi a primeira vez que participei e só assim fazemos um esforço para cuidar da saúde, as palestras foram muito boas e produtivas e me incentivou a cuidar mais da saúde. Realizei a coleta para os exames e vou procurar me cuidar mais", comentou o participante.

 

Academia da Saúde inicia atividades em Abdon Anterior

Academia da Saúde inicia atividades em Abdon

Colombo anuncia mais R$ 400 milhões para saúde até o final do ano Próximo

Colombo anuncia mais R$ 400 milhões para saúde até o final do ano

Deixe seu comentário