Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Saúde no município de Cerro Negro
Os profissionais da saúde do de Cerro Negro vem desenvolvendo um trabalho importante na prevenção de mortalidade infantil do município.
Uma das principais preocupações do povo brasileiro é a saúde. Os planos particulares estão cada vez mais cheios de burocracias e os valores são assustadores, a solução é dirigir-se ao SUS, que a tempos atrás era muito criticado e agora vem se mostrando eficaz em muitas cidades.
Os profissionais da saúde do de Cerro Negro vem desenvolvendo um trabalho importante na prevenção de mortalidade infantil do município. O programa "Cegonha" desenvolvido pela Secretaria da Saúde conseguiu reduzir a zero nos últimos 2 anos o número recém nascidos mortos. Atualmente o programa atende 23 gestantes que estão sendo acompanhadas desde os primeiros meses de gestação o que esta garantindo a saúde de mãe e filho, alem de ajudar a melhorar o IDH do município, que era um dos mais baixos do estado.
No interior do município as 24 comunidades, recebem toda quarta feira tratamento médico e odontológico, uma unidade móvel desloca-se do centro da cidade e visita uma localidade por semana, quando necessário a ajuda de um especialista os pacientes são encaminhados para Lages, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. Semanalmente cerca de 20 pessoas utilizam do serviço.
Outro programa que vem dando certo é o PSB (Programa de Saúde Bucal). Segundo o enfermeiro da Estratégia da Saúde Rafael Amorim Lopez as escolas são alvo principal, agora elas possuem o chamado "Escovódromo" onde os alunos tem acesso a todo material de saúde bucal.
Deixe seu comentário