logo RCN

SC inicia vacinação contra a Covid-19; três pessoas receberam as doses

  • Foto: Murici Balbinot - Júlio César Vasconcellos de Azevedo, enfermeiro, é o primeiro a receber o imunizante

Santa Catarina vacinou as primeiras três pessoas contra a Covid-19 no final de tarde desta segunda-feira (18). Cada catarinense representa um dos grupos prioritários desta primeira fase: idosos acima de 60 anos em instituições de longa permanência, população indígena, e profissionais de saúde.

São eles: João de Jesus Cardoso, de 81 anos, residente em instituição de longa permanência; Kerexu Yxapyry, gestora ambiental e liderança da terra indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça; e Júlio César Vasconcellos de Azevedo, enfermeiro que trabalha no Hospital Celso Ramos, de Florianópolis, há 28 anos. 

O ato de início da vacinação ocorreu no Instituto de Cardiologia, ao lado do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, com a presença do governador Carlos Moisés da Silva, do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, do futuro presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, e atual prefeito da Fecam e ex-prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss. 

A partir dessa segunda, as 144 mil doses recebidas por Santa Catarina serão catalogadas e distribuídas aos municípios do Estado. O montante será destinado a 68,5 mil pessoas - cada um toma duas doses. Serão 56 mil profissionais de saúde, cerca de 8 mil indígenas, 3,3 mil idosos acima de 60 anos em instituição de longa permanência, e 237 deficientes também em instituições de longa permanência. 

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses são suficientes para vacinar cerca de 30% dos profissionais de saúde. Os outros serão vacinados assim que novas doses chegarem ao Estado. A preferência será por profissionais que atuam em UTI. 

"Para nós hoje, é um dia de alegria. Nós acreditamos na ciência. Nós acreditamos e apostamos que esse trabalho desenvolvido pelos pesquisadores vai nos trazer talvez um novo normal. Esse é o caminho que nós temos. Não temos remédio, uma forma mais eficiente de prevenção. Temos na vacina a esperança de dias melhores para 2021", disse Moisés.  

"É um dia histórico para a saúde de Santa Catarina e também do Brasil, mostrando que tudo que foi organizado tanto pelo Estado quanto pelo governo federal para o Plano Nacional de Imunização começa a dar certo. Esse é um passo importante, ainda pequeno, mas certeza absoluta que ele vai ser um diferencial nos próximos meses", disse Motta Ribeiro.  

Próximos passos 

O governo do Estado projeta passar o ano de 2021, provavelmente até dezembro, em processo de vacinação. Nesta semana serão vacinados os catarinenses da primeira etapa, que devem receber a segunda dose 28 dias após a primeira. Na sequência, haverão ainda outras pessoas de grupos prioritários que deverão receber a vacina. O Estado recebeu muito menos do que precisava para completar a primeira etapa.  

A expectativa de menos doses do que necessário deverá fazer com que a Secretaria de Saúde mude o plano inicial de vacinação. Esta primeira etapa, por exemplo, previa a imunização de idosos acima de 75 anos, que ficarão para uma fase posterior. Segundo Motta Ribeiro, o Estado vai discutir as possibilidades de vacinação junto aos municípios para tentar atender a todos. Um dos desafios é realizar a vacinação contra a Covid em meio ao calendário de outras vacinas.  

As doses da Coronavac que estão no Estado serão repassadas às prefeituras a partir desta terça-feira (19). Os imunizantes serão enviados por caminhão para os locais mais próximos e de avião para o Oeste e Extremo-Oeste. A distribuição começa logo no início da manhã.  


Secretaria de Estado da Saúde define entrega de vacinas após reunião com municípios Anterior

Secretaria de Estado da Saúde define entrega de vacinas após reunião com municípios

Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Pazuello Próximo

Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Pazuello

Deixe seu comentário