logo RCN

Secretaria de Saúde formou grupo contra tabaco em Anita Garibaldi

Quinze fumantes participam do primeiro grupo montado pela Secretaria de Saúde

 A Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi vem desenvolvendo ações com objetivo de diminuir o tabagismo no município. 

No dia 04 de setembro, foi formado o primeiro grupo contra o tabaco, do qual participam quinze fumantes decididos a largar este vício definitivamente.
O tratamento segue por três meses, com o uso de medicamentos, e os  encontros acontecem uma vez por semana.
Todos os participantes passaram por consulta médica e responderam um questionário.
A equipe formada para desenvolver o trabalho com os fumantes é formada pela enfermeira Camila Amorim Moreira, enfermeira Rosangela Peterle, Dr. Graziele, a psicóloga Fernanda e a educadora física Aline.
Segundo a enfermeira Camila, “todo medicamento é cedido pelo Ministério da Saúde, através do cadastramento do município no programa, os responsáveis receberam capacitação para formação dos grupos e a cada três meses será formado um novo grupo. Já no primeiro encontro os participantes firmaram metas para deixar de fumar e tivemos um integrante que já conseguiu parar de fumar na primeira semana”, disse ela, comentando ainda que existe uma lista de espera para formação de novos grupos, para a qual há uma grande procura, portanto quem tiver interesse em deixar de fumar deverá fazer sua inscrição na secretaria de saúde.
“Com o intuito de prevenir o câncer e demais doenças relacionadas, é que a Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi, aderiu a esse tão importante programa. Pois o nosso objetivo a frente desta secretaria é prevenir doenças e promover a saúde de nosso povo”,  comentou o secretário de saúde Antônio Duarte Figueiró.
 
Informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo
 
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde responsável de coordenar e executar o Programa de controle do Tabagismo no Brasil. Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.
 
Você sabia?
 
Parece Inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros. Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas? Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?  Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?  Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?        
 
Kits de saúde bucal são entregues aos alunos de Cerro Negro Anterior

Kits de saúde bucal são entregues aos alunos de Cerro Negro

Mais equipamentos para atender a população Próximo

Mais equipamentos para atender a população

Deixe seu comentário