logo RCN

Um câncer vencido por conta do diagnóstico precoce

  Periodicamente, Laerte Elias Fernandes, 54 anos, realiza exames preventivos, e graças a essa precaução pôde descobrir que estava com câncer de próstata, do tipo maligno, no estágio inicial da doença.
  Anitense, casado com Beloni Ceregatti Fernandes e pai de dois filhos: Luciano e Bruna, o escriturário de agência bancária relata que receber a notícia gerou impacto e tristeza, porém de imediato buscou-se recursos para combater a doença. "Não tive medo de encarar a situação, sempre contando com o apoio da família e dos amigos", relata.
  Era maio de 2017 quando ele recebeu o diagnóstico de câncer, e no mesmo mês passou pela cirurgia de retirada da próstata. "Fiquei de repouso por 60 dias, e em seguida já pude retornar as minhas atividades de trabalho normalmente. Fiz e faria tudo que fosse preciso", comenta.
  Pelo diagnóstico precoce do câncer, Laerte não precisou fazer tratamentos quimioterápicos e nem radioterápicos. "Depois que fiz a cirurgia fiz exames que mostraram que não precisava fazer tratamento além, pois meu PSA (Antígeno prostático específico), na descoberta do câncer, estava em 9 ng/ml, quando o normal é abaixo de 0 ng/ml.  Na segunda-feira (13) fiz novamente exames, e meu PSA está em 00,1 ng/ml, ou seja, graças a Deus eu estou bem e muito feliz com minha saúde", explica o anitense.
  O costume de realizar exames periódicos passou a ser um hábito de Laerte há três anos. "Sentia-me super bem, mas o câncer é uma doença silenciosa, por isso a importância da prevenção. Desta forma incentivo a todos os homens a fazer exames, não ter preconceito, a chance de cura é muito maior quando a doença é descoberta logo no início, como aconteceu comigo".
  Laerte conta que, segundo o médico que lhe atende, no caso dele não há uma explicação sobre o que originou a doença. Na família, a mãe dele teve câncer no intestino e também venceu a doença.
  De volta à vida normal, Laerte destaca que se tornou um aliado a conscientizar sobre a importância da prevenção, justamente o que prioriza a campanha do Novembro Azul, para que os homens cuidem mais da saúde. "Agradeço pela oportunidade de poder relatar sobre o que aconteceu comigo, para justamente alertar e incentivar aos amigos para que se cuidem. Eu sou muito grato a Deus pela minha cura. Precisamos pensar na nossa saúde em primeiro lugar", conclui com sorriso no rosto.   

 

Chegou à vez dos homens  - Novembro Azul Anterior

Chegou à vez dos homens - Novembro Azul

Grupo de Cessação ao Tabagismo conclui  atividades com bons resultados Próximo

Grupo de Cessação ao Tabagismo conclui atividades com bons resultados

Deixe seu comentário