Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
V Conferência Municipal de Saúde - Anita Garibaldi
De quatro em quatro anos os profissionais da saúde dos municípios reúnem-se para discutir a situação, o que melhorou e quais os planejamentos para os próximos anos.
De quatro em quatro anos os profissionais da saúde dos municípios reúnem-se para discutir a situação, o que melhorou e quais os planejamentos para os próximos anos. A V Conferência Municipal de Saúde de Anita Garibaldi aconteceu na sexta-feira (8) nas dependência do CASA e reuniu mais de cem pessoas entre funcionários da área da saúde, educação, assistência social, membros da comunidade e autoridades.
O tema esse ano é "Todos Usam o SUS, SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro e os assuntos discutidos durante a conferência e o que for determinado durante o encontro fará parte do plano municipal de saúde.
Para tratar do tema o encontro contou com a presença da conferencista Mara Regina Stank que é a coordenadora Regional das Conferências Municipais de Saúde. Mara colocou durante sua apresentação que as conferências dão poder de determinar o que é melhor na saúde para o município. "Hoje a saúde não se faz mais de cima para baixo e sim de baixo para cima, somos nós, aqui nas conferências municipais que detectamos os problemas e levamos para a conferência estadual e federal buscando as melhorias."
O objetivo da conferência é propor melhorias, conhecendo a realidade concreta municipal. "Devemos saber o que queremos, como devemos atender os usuários, como manter esta saúde, queremos que todos trabalhem na promoção da saúde e prevenção dela para que não adoeçam, não precisem do posto de saúde, ninguém quer que alguém adoeça, mas para que ela não adoeça é preciso a promoção e a prevenção da saúde em primeiro lugar", comentou Mara que colocou ainda que a qualidade de vida é o patrimônio dos municípios, as pessoas e sua saúde e é necessário a parceria de todos os órgãos do município.
Todos os assuntos discutidos e levantados como relevantes durante a conferência serão levados para o encontro estadual que acontece em outubro e posteriormente na conferência federal.
Segundo Inês Bernadete Gehrke, Secretária Municipal de Saúde de Anita Garibaldi, "a conferência é de extrema importância para a saúde da população de nosso município, pois é nela que discutimos os principais temas referente aos problemas, as melhorias que deverão acontecer, foi muito importante, e agradeço a presença de todos as pessoas que participaram desse encontro em nosso município".
Deixe seu comentário