Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Vida & Saúde
Recarregando as energias
Dez passos para aumentar a vitalidade no dia a dia
- Alimente-se bem - Sua dieta é sua fonte número um de energia. Por meio da combinação adequada de alimentos ricos em vitaminas, minerais, carboidratos complexos, gorduras saudáveis e proteínas de origem vegetal, você fornecerá todos os ingredientes necessários para suas células produzirem energia.
- Evite dietas muito restritivas - Dietas para emagrecimento que restringem muito a ingestão calórica (menos de 800 kcal/dia, por exemplo) ou que restringem por completo um grupo alimentar (dieta da proteína, que exclui os carboidratos) diminuem seus níveis de energia.
- Evite a armadilha dos estimulantes - Se você se sente cansado e precisa de um café ou energético para ficar "ligado", tome cuidado. O que o corpo e o cérebro precisam é de repouso, e não de mais estimulantes. O uso crônico de estimulantes vai drenar ainda mais suas reservas de energia.
- Evite o álcool - Se você é daqueles que precisam de um drink no final do dia para relaxar, preste atenção: apesar de o álcool induzir o sono, pesquisas mostram que o consumo de bebida alcoólica diminui o tempo que o cérebro passa nas fases profundas do sono, aumentando o cansaço do dia seguinte.
- Beba muita água - A água é o fluído ideal para seu corpo, necessário para o funcionamento das células e do metabolismo. Um corpo desidratado é como um carro sem combustível, não consegue gerar energia.
- Exercite-se regularmente - Fazer exercícios aeróbicos moderados 30 minutos por dia vai aumentar significativamente seus níveis de energia. Também é recomendado fazer exercícios de força (como a musculação) no mínimo duas vezes por semana, para manter a massa muscular.
- Durma melhor - Procure dormir cedo (antes da meia-noite), pois um sono reparador demanda no mínimo sete horas por noite. Vá para a cama sempre no mesmo horário, inclusive nos fins de semana. Durma em um quarto escuro, silencioso e ventilado, sem música ou televisão ligada.
- Controle os níveis de estresse - A causa mais comum de fadiga atualmente é o estresse. Para o controlar, reduza seus compromissos, inclua atividades prazerosas na sua rotina, use técnicas de relaxamento, como oração, exercícios de respiração e uma massagem ou banho morno.
- Aposte na "energia" da natureza - Os seres humanos têm uma conexão natural com o meio ambiente. Passe mais tempo na natureza, olhando paisagens verdes, apreciando um pôr do sol, respirando o ar puro, aproveitando os benefícios dos raios solares, ouvindo o canto dos pássaros e contemplando a beleza das flores.
- Estabeleça comunhão com Deus.
Luiz Fernando Sella - médico e mestre em Medicina do Estilo de Vida - Revista Vida e Saúde
Deixe seu comentário