Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
1ª Feira do Peixe vivo foi realizada em Anita Garibaldi
Nos dias 19 e 20 de abril a população de Anita Garibaldi teve a oportunidade de comprar seu peixe fresco na Praça Paulino Granzotto.
Nos dias 19 e 20 de abril a população de Anita Garibaldi teve a oportunidade de comprar seu peixe fresco na Praça Paulino Granzotto. Esta foi a primeira feira do peixe vivo realizada no município em uma data bastante propícia, a sexta-feira Santa onde a procura do alimento sempre é grande.
Para o Representante da Piscicultura Regional de Lages, Rogério Vieira "está sendo executado este projeto em nove municípios da região através do Ministério da Pesca. Para a realização do projeto é necessário alguns equipamentos que custam cerca de 20 mil reais e o município de Anita Garibaldi recebeu esse material que foi adquirido através da Conab", comentou Rogério que deu exemplos de alguns municípios onde os produtores já realizam essa feira do peixe vivo todas as sextas-feiras. Rogério colocou como a piscicultura uma nova renda para os pequenos agricultores que vivem da agricultura familiar e pretendem aumentar a renda.
Segundo dados do ministério da pesca nos últimos anos o aumento do consumo de peixe foi bastante expressivo chegando a 40%, isso mostra que a população brasileira está preocupada com a saúde pois a carne de peixe é considerada uma das mais saudáveis e deve ser ingerida uma vez por semana.
O representante frisou ainda a importância da criação de um projeto para isenção do imposto do produtor que pretende investir nesse ramo e comercializar seu produto na praça.
Nessa primeira experiência da feira apenas o produtor ainda em baixa escala Jorge Peterle encarou o projeto e trouxe cerca de 150 peixes para a praça central e a comercialização foi imediata e bem aceita pela população.
Para o produtor Jorge "é a primeira vez que estamos vendendo o peixe vivo na feira, acredito que com um maior incentivo nosso município poderá ser um grande produtor e a nossa população passe a ter o hábito em consumir mais essa carne saudável além de ser uma renda extra para o produtor, é um bom negócio, é bastante lucrativo", comentou Jorge que espera para o próximo ano aumentar significativamente a produção.
Os peixes foram comercializados vivos na praça central ao preço de R$ 4,00 o kg, cada peixe pesou em média 5kg e o valor arrecadado será todo do produtor. Esse projeto e a realização da feira contou com o apoio da secretaria da agricultura e segundo o secretário Roberto Viecelli o município possui uma boa estrutura de açudes e boa qualidade de água para implantação da piscicultura. Está a disposição na secretaria o técnico agrícola Milton Borges (Miltinho) e o diretor Sebastião Antunes para apoiar os agricultores interessados na produção ou informações sobre o assunto.
Deixe seu comentário