logo RCN

A esperança na imunização contra a Covid-19

Após 11 meses desde a confirmação de que o vírus Coronavírus já circulava em solo brasileiro, e após todo esse período de cuidados com uso de máscaras, higienização das mãos, objetos e o distanciamento social, a notícia que toda a população aguardava ansiosa, finalmente foi dada no dia 17 de janeiro. A Anvisa liberou a vacina CoronaVac para iniciar imediatamente a imunização em grupos prioritários da população brasileira. Neste primeiro momento, pequenas quantidades de doses foram disponibilizadas aos municípios. Os municípios da Região dos Lagos receberam as seguintes quantidades de vacina: 24 doses para Abdon Batista, 54 para Anita Garibaldi, 44 para Campo Belo do Sul, 17 para Capão Alto, 24 para Cerro Negro, 20 para Celso Ramos, 24 para Vargem, 10 para Esmeralda e 20 para Pinhal da Serra.

Três grupos foram priorizados neste momento para iniciarem as imunizações, sendo eles: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, ou seja, que vivem em asilos; povos indígenas que vivem em terras indígenas; e trabalhadores de saúde (linha de frente). Devido a Região dos Lagos não possuir as duas primeiras prioridades, apenas os profissionais da área da saúde estão sendo imunizados.

O primeiro município a iniciar a imunização de seus profissionais de saúde foi Pinhal da Serra, ainda na noite de terça-feira (19). A primeira a ser imunizada foi a técnica de enfermagem Valdirene Maria de Oliveira dos Santos, que tem 50 anos e trabalha há 18 anos na Secretaria de Saúde em Pinhal da Serra. Depois da imunização ela falou um pouco sobre a sensação de ser a primeira pessoa imunizada: "É um privilégio ser a primeira pessoa a ser vacinada no município, acredito que seja uma valorização do meu trabalho. Desde o princípio sempre trabalhei imunizando a população de Pinhal da Serra, é uma grande experiência, pois tive familiares e amigos infectados, e nesta pandemia a vacina vem como uma luz no fim do túnel, é a esperança para nossos dias", relatou.

Os municípios aguardam agora o envio de mais doses para continuar a vacinação dos demais grupos prioritários. O secretário de Saúde de Celso Ramos, Tabajara Gardini Melo, destaca que aguardam o protocolo do Ministério da Saúde em relação à distribuição das vacinas para dar continuidade à campanha e imunizar toda a população.

O prefeito de Cerro Negro, Ademilson Conrado, bem como o vice Adelar José de Moraes, Lai, destacaram ser um dia histórico. "É motivo de muita alegria receber a tão esperada vacina e juntamente com os demais poderes, federal e estadual, em breve mais vacinas chegarão até o nosso município".

A secretária de Saúde de Capão Alto, Gislaine Freitas Antunes, destacou que a Secretaria de Saúde está sempre preocupada em ofertar os atendimentos da melhor maneira possível, bem como o prefeito e presidente da Amures, Tito Freitas, demonstrou preocupação na quantidade de doses da vacina, mas estão esperançosos de que novas doses virão. "É uma alegria e estamos esperançosos do que está por vir. Agradeço o empenho de todos os cientistas e de todos os envolvidos que fizeram com que a vacina chegasse até os nossos municípios e, também, nossos profissionais da saúde que não desistiram desde o início da pandemia para chegar nesse dia de alegria", finalizou.

O prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, vice-prefeito Antônio Schoenardie e o secretário de Saúde, Rodrigo Gehrke, destacaram a importância do início da vacinação. "É um momento muito importante e marcante para o nosso município. Estamos muito contentes e agora é aguardar a chegada de mais doses. Desde já pedimos que a população tenha calma e que assim que chegarem mais doses divulgaremos para organizar a imunização. Estamos preparados para atender a todos".

Destaca-se que a Vacina CoronaVac é aplicada em duas doses, sendo que a segunda aplicação ocorre no intervalo de duas semanas.

Até o fechamento da edição (quarta-feira), os municípios de Abdon Batista e de Esmeralda não haviam aplicado doses da vacina.  


Febre Amarela. Atenção para essa doença Anterior

Febre Amarela. Atenção para essa doença

Hospital Frei Rogério de Anita Garibaldi adquire gerador de energia Próximo

Hospital Frei Rogério de Anita Garibaldi adquire gerador de energia

Deixe seu comentário