logo RCN

Abdon Batista diversifica sua produção rural

O Município de Abdon Batista tem a sua economia focada na produção rural que é formada basicamente pela produção de milho, feijão, fumo, pecuária e produção leiteira.

 

O Município de Abdon Batista tem a sua economia focada na produção rural que é formada basicamente pela produção de milho, feijão, fumo, pecuária e produção leiteira. Em meio a tantas culturas desenvolvidas no município a suinocultura surge como uma nova opção entre os produtores. Já estão instalados e em funcionamento duas granjas de Suinocultura e mais uma está em fase de acabamento.

A Granja de Terminação em Suinocultura Salmória tem capacidade para 1.134 porcos, como explica o proprietário e Vice-prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória. "Os investimentos nessa nova cultura ultrapassam os trezentos mil reais, sendo que 80% desse valor tem origem em financiamento junto ao BNDES/FINAME. Estamos trabalhando integrados a empresa Perdigão que fornece o animal, ração, medicamentos, e toda a assistência técnica. Recebemos os suínos com aproximadamente vinte quilos e após 100 dias entregamos com uma média de 100 quilos. A Prefeitura Municipal tem sido uma grande parceira nesta nova atividade, deu total apoio na Terraplanagem, cascalhamento, e transporte. Sem esse apoio seria difícil e inviável a implantação desta nova cultura. Após a conclusão de todos os terminais instalados no município teremos como fazer a terminação de mais de três mil porcos por lote, perfazendo um total de mais 9 mil animais por ano. Com o início da criação de suínos a economia do município será ampliada com uma maior arrecadação, representando uma importante injeção de recursos na economia de Abdon Batista".

Para a construção dos terminais foram cumpridas todas as normas ambientais, o meio ambiente é levado a sério e com muita responsabilidade. Os dejetos vão para uma compostagem totalmente impermeabilizada, onde misturada à serragem, torna-se adubo, e poderá ser utilizado tanto na fertilização do solo como também ser comercializado, tornando-se mais uma renda para a propriedade, que ainda explora a produção de leite.

O município conta com três propriedades integradas a suinocultura de terminação: a da família do vice-prefeito Lucimar Antônio Salmória, a de Eron Carlos Coelho e de Nilton José Mocelin. "Esse é um excelente projeto. Até o momento temos três terminais, mas com certeza mais abdonenses investirão no segmento da suinocultura", concluiu Lucimar.

Anterior

O frio chegou. Cuidado com a balança

Próximo

Sexo Frágil

Deixe seu comentário