Abdon Batista vira um grande canteiro de obras
Não é de hoje que o Brasil inteiro tem passado por um grande processo de aquecimento do mercado imobiliário e da área de construção civil, tendo inclusive que importar mão de obra especializada de outros países.
Assim, quando se volta o olhar para região, tanto para quem viveu, quanto para quem ainda vive em Abdon Batista, não se pode ver com indiferença o grande crescimento de trabalhos na área da construção civil no município.
De um lado ao outro da cidade, martelos e estacas são batidos para levantar novas moradias, parecendo até que o canteiro de obras da usina saiu dos arredores do Rio Canoas e passou para dentro da área urbana municipal.
O crescimento no nível populacional de Abdon Batista não é coisa de se duvidar, afinal todos aqui na Região dos Lagos sabem que a instalação de uma usina traz com ela um número expressivo de trabalhadores, dos quais a maioria geralmente fica instalada nas cidades próximas ao empreendimento. Foi o que aconteceu em Anita Garibaldi, Pinhal da Serra e Celso Ramos. Com o término da usina, o número de casas vagas é tão grande que algumas chegam até a ser desmanchadas.
Porém, moradores de Abdon afirmam que este crescimento no número de obras na cidade vem de tempos, assim a hidrelétrica serviu apenas como reforço às construções, sem esquecer da importância para a economia regional, claro.
Muitas das obras em andamento no município possuem mais de um andar, e a julgar pelo tamanho e localização no município, pode-se dizer que são planejadas para abrigar moradias e estabelecimentos comerciais.
Em conversa com o prefeito em exercício em Abdon Batista, Lucimar Salmória, pode-se perceber que a Usina Hidrelétrica Garibaldi serviu como complemento para o desenvolvimento na cidade, a qual tem sido gerida com base em políticas administrativas consistentes para o desenvolvimento da qualidade de vida no município. "Saímos de uma base econômica exclusivamente agrícola e passamos a produzir energia, o que ajuda muito no desenvolvimento econômico de Abdon Batista", disse Lucimar. "Além do mais, o acesso asfáltico e a implantação do CEDUP ajudaram a dar visibilidade à cidade e melhorar a questão educacional. As pessoas passaram a olhar Abdon como referência", complementou.
Lucimar ainda disse que o projeto de saneamento básico municipal está finalizado e melhorará a questão do esgoto, drenagem pluvial e distribuição de água. Com estas ações, o município de Abdon Batista ainda tem capacidade para crescer muito mais e não somente no que diz respeito ao número de construções.
Deixe seu comentário