logo RCN

Acesso à cultura e ao entretenimento

O Cine Energia, através do apoio da Enercan, realiza no mês de outubro sessões de cinema gratuitas nos municípios atingidos pela UHE Campos Novos

 Alunos das redes de ensino estadual e municipal, bem como as Apaes e grupos de idosos, estão sendo contemplados com um diferencial em cultura para a região: o cinema.

Durante o mês de outubro, sessões de cinema com filmes de conteúdo educacional e cultural serão realizadas através de uma sala adaptada dentro de um caminhão. O Cine Energia faz parte da linha de projetos do Gira Brasil, que é produzido pela Magna Cultura, de Florianópolis, e esta na região por meio do apoio da Enercan, acontecendo nos municípios que possuem áreas atingidas pelo reservatório da hidrelétrica Campos Novos, sendo estes: Campos Novos, Celso Ramos, Anita Garibaldi e Abdon Batista. 
Estima-se que até o final do mês sejam realizadas cem sessões no Cine Energia, abrangendo um público estimado em seis mil pessoas. Segundo o produtor cultural do projeto, Douglas Bolsan, é a primeira vez que o projeto esta na região. “Ficamos muito felizes com a boa receptividade dos munícipes . É muito gratificante para nós vermos a satisfação de quem assiste aos filmes”, disse o produtor.
Em Anita Garibaldi, assim como nos demais municípios, o foco foi as escolas do interior, pois, de acordo com Douglas, a probabilidade de convívio com o cinema é menor.
Os alunos das Apaes  (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) tiveram o seu momento de cinema. Para a diretora da Escola Especial Cantinho dos Sonhos, de Anita Garibaldi, Célia de Fátima Pires, o cinema despertou a atenção e o interesse dos educandos por interpretar as histórias vistas. “Adoramos este projeto e agradecemos a Enercan e ao Cine Energia por proporcionarem esse momento, ajudando no desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos”, ressaltou Célia.
Encantados ao verem o filme, os alunos especiais da Apae anitense contaram sobre a experiência: “Prestamos atenção a cada imagem. O filme que assistimos falava sobre os animais e aprendemos que é muito importante preservá-los”, destacaram os alunos Anderson e Jucelino.
O Cine Energia encerra as apresentações na região no final de outubro. Cada entidade beneficiada realizou pré-agendamento para as sessões.
Anterior

Plantio da safra 2013/2014 de soja chega a 8% da área estimada

Descarte de lixo eletrônico precisa de cuidado especial Próximo

Descarte de lixo eletrônico precisa de cuidado especial

Deixe seu comentário