?Na prática tudo flui melhor?, foi assim que o professor Claudiomiro Barbosa, que leciona química e física na Escola de Educação Básica José Cesário Brasil, no município de Celso Ramos, iniciou a conversa sobre a Horta Ecológica Escolar.
A Horta da Escola está sendo estruturada na forma de mandala e os alunos estão se empenhando ao máximo para organizar o espaço. Toda a parte orgânica da escola está sendo aproveitada para a compostagem da horta, ou seja, este é um projeto plenamente sustentável.
Também com relação ao projeto da horta, o professor Nilso Bedin, que leciona a disciplina de História, desenvolveu um trabalho sobre as influências das fases da lua sobre a terra para o plantio das sementes, essa iniciativa ajudou os alunos a entenderem quais são os alimentos que devem ser plantados em determinadas épocas.
Segundo o professor Nilso, “existe um sistema de organização da horta ecológica, quanto ao preparo dos canteiros, fazer o composto orgânico, cuidar da época de plantio, preparar as mudas e respeitar as fases da lua para cada etapa de trabalho e diversificar as culturas”, comentou o professor.
“Temos plena consciência da importância de uma alimentação saudável e estamos fazendo de tudo para que a nossa horta seja um exemplo de qualidade de vida!” afirma entusiasmado o aluno Gabriel Guarda.
Na visão da coordenadora do Ensino Médio Inovador, Sylvana Gardini Melo, “com os professores dando o melhor de si e os alunos se dedicando da maneira como estão, nosso ensino médio tem tudo para ser um sucesso”, finalizou.
Trabalhos com argila
Fazendo parte do projeto, os alunos desenvolveram nas aulas de Arte, sob a coordenação da professora Lilian Cercena, atividades com argila.
Modelaram a Vênus de Willendorf, que é a primeira escultura em pedra, datada de 24 mil anos atrás, sendo encontrada em 1908 perto de Willendorf, na Áustria, pelo arqueólogo Josef Szombothy.
“Quando realizamos trabalhos manuais fica estampado no olhar de cada aluno a satisfação de estar criando sua própria obra de arte, e isso é extremamente gratificante para qualquer professor”, ressalta a professora Lilian.
A diretora da escola, Nilcéia Salette Spagnoli Pelozato, agradeceu a Olaria Pelozato, que doou a argila para a realização do trabalho.
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