logo RCN

Anita Garibaldi sedia encontro regional das Apaes

120 profissionais das Apaes participaram do encontro

 O segundo encontro das Apaes da Região Serrana aconteceu na Escola Especial Cantinho dos Sonhos, em Anita Garibaldi, durante a quarta-feira (02). Ao todo, 120 profissionais das 12 Apaes pertencentes a Região, reuniram-se a fim de trocar experiências e fortalecer o trabalho das instituições, privando pela qualidade do ensino aos alunos.

Estiveram presentes a conselheira regional, Rosana Petry Mesquita, e o presidente da Federação Estadual das Apaes, Júlio César Aguiar, juntamente com profissionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) dos municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Lages, Correia Pinto, São José do Cerrito, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema e Bom Retiro.
Encontros dessa categoria acontecem quatro vezes ao ano nas cidades abrangidas.
De acordo com o presidente Júlio, esse é um importante momento de pensar juntos sobre melhorias nas instituições. 
Para que vários temas fossem abordados de forma aprofundada, cada coordenador regional responsável por áreas específicas da educação especial dirigiu um grupo de trabalho. Essas coordenadorias são divididas nos segmentos de: Pedagógica, Prevenção, Autodefensoria, cuja coordenadora é a anitense Cintia Freski, Educação e Trabalho, pela terapeuta ocupacional Kerly de Matia; Direitos e Mobilidade Social, pela psicóloga Juliana da Silva; Educação Física, Artes e Assistência Social.
Dentre as coordenadorias descritas, a da Autodefensoria possui uma participação direta dos alunos, que são chamados de autodefensores, responsáveis por representar os estudantes frente às decisões diretivas de cada Apae. Na Escola Cantinho dos Sonhos os alunos autodefensores são: Jocelino de Jesus Rodrigues e Marlete Mota Oliveira.
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e as políticas de direito aos excepcionais foram alguns dos assuntos em pauta durante o encontro, o qual foi destacado pela diretora da instituição anitense, Célia Pires, como de fundamental importância para o bom desenvolvimento dos apaeanos. “A nossa escola se sente honrada pela oportunidade de acolher esses profissionais e ser participante dessas ações”, disse a diretora, que completou: “agradecemos a presença de todos, em especial pelo apoio dos profissionais da Apae Cantinho dos Sonhos e do Clube de Mães ‘Mãos Amigas’, que mais uma vez ofereceu um maravilhoso almoço aos participantes”.
A união das Apaes a nível de região colabora para que as decisões sejam tomadas uniformemente. Foi o que a presidente da Apae em Anita Garibaldi, Rosane Rodrigues enfatizou, e ressaltou falando a respeito dos temas abordados nos encontros. “Propiciar discussões sobre temas que englobam a educação especial de forma conjunta fortalece o trabalho das Associações de modo geral”, comentou Rosane.
O próximo encontro regional acontece no município de Bom Retiro.  
 
8º Congresso Diocesano do Apostolado da Oração reuniu fiéis Anterior

8º Congresso Diocesano do Apostolado da Oração reuniu fiéis

Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras em função da Copa Próximo

Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras em função da Copa

Deixe seu comentário