logo RCN

Anitense apresentará trabalho em feira internacional

Projeto de pesquisa foi escolhido para ser apresentado na feira de matemática da Internacional Conference on Teaching of Matemathic and Aplications, a ser realizada em julho de 2013 em Blumenau.

 O projeto de pesquisa que mede a qualidade de água nos rios, desenvolvido pelos alunos Ricardo Grunitzki, do curso de Sistemas de Informação, e Ana Carla da Silva Toewe, do curso de Engenharia Sanitária da Udesc de Ibirama, foi escolhido para ser apresentado  na feira de matemática da Internacional Conference on Teaching of Matemathic and Aplications, a ser realizada em julho de 2013 em Blumenau.

O trabalho,  coordenado pelo professor Jarbas Cleber Ferrari, e através da exposição em uma feira de matemática ali mesmo em Ibirama surgiu o convite.
Segundo o professor Jarbas Ferrari, a pesquisa, denominada Modelagem Matemática das Várias Curvas da Qualidade de Água, é usada para definir se a água de um rio é boa ou não para consumo.
Para efetuar essa medição, informou ele, é utilizado o índice IQA . Índice de Qualidade da Água definido pela Cetesb . Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - de São Paulo.É um trabalho útil porque serve de instrumento de controle ambiental, diz o professor da Udesc Ibirama. Ele informou que atualmente é feito um controle de quatro rios da Microbacia do Rio Itajaí Norte, em Ibirama. “São vertentes de rio onde instalamos pontos de monitoramento”, revela Jarbas, ao observar que a pesquisa dos alunos pode ajudar na medição da qualidade da água de rios de toda a região do Vale do Itajaí. 
O projeto de pesquisa dos alunos da Udesc Ibirama utiliza nove índices para definir a qualidade de água de rios: temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total, nitrogênio total, sólidos totais, PH e coliformes fecais. Segundo Jarbas, a maioria dos rios da região é de boa qualidade. “Não é uma água ótima, mas é boa”, define.
 
Anterior

Horário de verão começa neste sábado à meia-noite

Prefeitos vão intensificar cortes de despesas Próximo

Prefeitos vão intensificar cortes de despesas

Deixe seu comentário