logo RCN

Avançar na educação

 Minha esperança é de que o governo elabore um plano para levar aos lares a informação sobre a importância da educação e do que ela representa para a melhoria de vida das pessoas.

Há pouco tempo, Glauco José Côrte publicou o artigo A Educação que o Brasil precisa neste espaço. Segundo ele, para que o país tenha crescimento econômico apoiado no ensino, como ocorreu na Coreia do Sul, em Singapura e Hong-Kong, o mais importante é que o conhecimento faça a diferença. Seu entendimento deve ter sido o de que há muito a humanidade alcançou a sua mais significativa dimensão: a sociedade do conhecimento – onde se desenvolvem as mais enredadas formas de interação em todos os níveis da atividade humana, na busca incessante do atendimento de  nossas múltiplas necessidades.
Esse grito do autor poderá ecoar forte como um clarim aproveitando a repercussão da campanha da RBS sobre a educação e também o grito das ruas, na tentativa de colaborar com o país na formulação de política educacional adequada aos objetivos. Dos 34 milhões de jovens de 18 a 19 anos, 21,8% não concluíram a 8ª série sob a alegação de que a escolaridade não ia lhes trazer nenhum benefício; pais são indiferentes à educação dos filhos: 75% dos adultos alfabetizados não sabem interpretar textos; somos a sexta economia do mundo mas ocupamos a 88ª posição no ranking da educação da Unesco; temos um índice de gastos com educação, em relação ao PIB, maior que o da Inglaterra, da Alemanha; e os governantes ainda não entenderam que o problema da educação está relacionado à demanda.
O ex-ministro Cristóvão Buarque prevê que nos próximos 30 anos o país será invadido por um exército de 72 milhões de analfabetos e com ele estaremos mergulhados na violência urbana, na corrupção, na baixa produtividade e na falta de capacidade de criar conhecimento. 
Minha esperança é de que o governo elabore um plano para levar a todos os lares a informação sobre a importância da educação e o que ela representa para a melhoria da vida das pessoas e do país e que haja resgate da importância do professor.
 
Referência:
SARDÁ, Dilson. Avançar na educação. Diário Catarinense, Florianópolis, 30 de julho de 2013.
Uma comissão vai acompanhar situação de famílias atingidas pelo lago da Usina Garibaldi Anterior

Uma comissão vai acompanhar situação de famílias atingidas pelo lago da Usina Garibaldi

O cultivo de hortas orgânicas Próximo

O cultivo de hortas orgânicas

Deixe seu comentário